ARACAJU/SE, 19 de julho de 2024 , 12:45:10

logoajn1

Iphan premia projetos ligados a ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro

 As inscrições  para 28° edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade prosseguem até o dia 15 de maio.  Na edição deste ano, o foco será nas ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro.  No edital público, deste ano, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), serão contemplados oito projetos, sendo quatro em cada uma das duas categorias:

Categoria I – Iniciativas de excelência em técnicas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural: visa valorizar e promover iniciativas de excelência em preservação e salvaguarda, envolvendo identificação, reconhecimento e salvaguarda; pesquisas; projetos, obras e medidas de conservação e restauro.

Categoria II – Iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural: visa valorizar e promover iniciativas referenciais que demonstrem o compromisso e a responsabilidade compartilhada para com a preservação do patrimônio cultural brasileiro, envolvendo todos os campos da preservação e oriundas do setor público, do setor privado e das comunidades.

Além do número de premiados, que foi ampliado em relação à edição anterior, outra novidade é aumento no valor da premiação que passa a ser de R$ 30 mil para cada ação vencedora; em 2014, o valor era de R$ 25 mil. Poderão concorrer ao Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade – 28ª Edição pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que tenham desenvolvido ou estejam desenvolvendo ações de relevância pública para a proteção patrimonial, em qualquer lugar do território nacional e que tenham tido ao menos uma de suas etapas concluídas em 2014.

Seleção

Os proponentes devem enviar suas inscrições, de acordo com as regras do edital, às superintendências estaduais do Iphan de origem dos projetos. Aqueles que forem habilitados serão encaminhados para a pré-seleção das comissões estaduais de avaliação. Após serem avaliados nas instâncias locais, seguem para a etapa final, na qual serão julgados pela Comissão Nacional de Avaliação.

O resultado do concurso está previsto para ser anunciado até o dia 17 de julho de 2015. As inscrições já podem ser feitas pelo preenchimento de ficha disponibilizada pelo Iphan em suas unidades ou no portal www.iphan.gov.br, acompanhada de resumo da ação e materiais ilustrativos.  

 

* Com informações do Iphan

 

Você pode querer ler também