ARACAJU/SE, 17 de julho de 2024 , 14:08:54

logoajn1

Orquestra Sinfônica faz concerto em homenagem ao Dia do Músico

A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) realiza nesta quinta-feira, 26, às 20h30, no Teatro Atheneu, um concerto especial em homenagem ao Dia do Músico. Denominada "A Magia das Cordas" e regida pelo maestro adjunto da Orsse, Daniel Nery, a apresentação trará todos os matizes das cordas da orquestra compostas pelos violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, além da participação especial de Sílvio Jackel Neto, primeiro flautista da Sinfônica.

 

O programa da noite abre com a obra “Adagietto” da Quinta Sinfonia de Gustav Mahler, que é um dos mais emblemáticos movimentos já compostos para orquestra de cordas. A peça foi uma das trilhas sonoras do filme “Morte em Veneza”, dirigido por Luchino Visconti, sobre o livro homônimo de Thomas Mann.

 

Já a segunda obra, o “Concerto de Franz Benda”, é uma partitura tipicamente rococó. Tcheco, e apesar de contemporâneo a Beethoven, Benda era detentor de um estilo que misturava as tradicionais partituras barrocas de Bach e Vivaldi a novos aspectos estilísticos propostos por compositores como Mozart e Haydn.

 

O programa encerra com a peça italiana “Intermezzo Sinfônico”, da ópera Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, e a “Simple Symphony”, de Benjamin Britten. “Intermezzo” também já foi trilha de inúmeros filmes de diretores como Francis Ford Coppola e Martin Scorsese. Já a Sinfonia de Britten é uma peça de sua juventude composta sobre temas ingleses desenvolvidos durante a sua adolescência.

 

A Orsse é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Sergipe (Secult), e tem como o objetivo incentivar a música instrumental no estado, além de promover o acesso e a formação de público. Os ingressos para o concerto "A Magia das Cordas" custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), e estão à venda na bilheteria do Teatro Atheneu.

 

Fonte: Ascom/Secult

Você pode querer ler também