ARACAJU/SE, 2 de maio de 2024 , 12:45:27

logoajn1

PMA homenageia os 15 anos da banda The Baggios

Em mais uma edição do projeto Ocupe a Praça, realizada na noite da última quarta-feira, 17, os três jovens músicos integrantes do grupo The Baggios, levaram o público a uma verdadeira imersão no tempo, nos 15 anos de trajetória da banda de importância única para a história da música sergipana. O evento, organizado pelo Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, foi uma homenagem da Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). O local para a celebração foi a Praça General Valadão, considerada o marco zero da capital.  

Durante a memorável noite do ‘Ocupe a Praça – 15 anos The Baggios’, o vocalista e guitarrista da banda, Julio Andrade, e o seu  produtor artístico, Carlo Bruno Montalvão, contaram um pouco da trajetória musical da The Baggios, que coleciona inúmeros prêmios, como a indicação ao  Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa no ano 2017. Além disso, foi exibido, através de um telão na praça, o documentário independente produzido pela The Baggios, intitulado “Brutown”, narrando o processo de criação do álbum dentro de estúdio, nome dado ao filme, até repercussão na mídia e destaques nas indicações.  

O Centro Cultural de Aracaju, equipamento da Prefeitura de Aracaju localizado na Praça General Valadão, também abriu as suas portas para receber a exposição dos cartazes produzidos pelo próprio grupo. “É importante registrar que todos os Ocupes são especiais e esse não poderia ser diferente, pois este projeto comemora os 15 anos da banda que é consagrada internacionalmente, que é sergipana, que é nossa. Então, utilizamos essa ferramenta para reafirmar a cena do audiovisual, bem como mesclamos diversas linguagens artísticas”, declarou o presidente da Funcaju, Cássio Murilo. 

Artistas que compõem o cenário musical de Sergipe, como Leo Airplane, Joesia Ramos, Alex Sant’Anna, Arthur Matos, Trio de Metais, e o artista pernambucano Siba, considerado um dos principais mestres da nova geração do maracatu e dos cirandeiros, foram convidados para uma participação especial no palco da The Baggios. Formada por Julio Andrade (guitarra e voz), Rafael Ramos (tecladista), e Gabriel Carvalho (baterista), o trio apresentou um repertório transcendental, com um show nostálgico e com canções novas em comemoração aos 15 anos de estrada. 

“Confesso que ainda estou absorvendo as inúmeras surpresas que vivi nesta noite. Todo esse projeto já faz parte de uma homenagem, então observamos um zelo por parte da Funcaju e do NPD em focar no nosso trabalho, através da exibição de depoimentos de pessoas que nos acompanham há anos, bem como a exibição do nosso documentário ‘Brutown’. O mais marcante é o fato de ser em uma praça pública. Enfim,  tudo isso me deixou bastante emocionado”, relatou Julio, mais conhecido como Julico, um dos integrantes da banda.

O cantor e compositor pernambucano, Sérgio Roberto Veloso de Oliveira, conhecido como Siba, descreveu o show e destacou a importância de misturar ritmos e fazer no palco a hibridização de culturas. “A gente sempre teve tudo haver, porque o que a The Baggios faz é um tipo de sequestro do rock e fazer do nosso jeito. Isso também já é uma tradição nossa. Muito importante e bonito de ser ver a praça pública de uma capital ser aberta para a cultura, com pessoas diferentes e, inclusive, de classes sociais diferentes. Estou muito feliz e honrado de estar aqui hoje”.

Para o servidor público federal, José Pinto Pacheco, fã da The Baggios e tem em seu acervo um dos primeiros trabalhos da banda, a Prefeitura de Aracaju acertou em cheio homenageando mais uma banda sergipana de importância cultural e artística para o Estado. “Gosto muito de rock. Comecei a acompanhar os jovens por frequentar shows em que eles estavam. Acho muito bacana continuarem morando em Aracaju, mesmo tendo se consolidado em outros países. Percebo uma preocupação do prefeito Edvaldo Nogueira em sempre valorizar isso. É super legal, magnífico na verdade”, disse. 

Ocupe a Praça

Instrumento de valorização da cena artística-cultural de Sergipe, o Ocupe a Praça é um projeto prioritário da Prefeitura de Aracaju, realizado pelo NPD, unidade vinculada à Funcaju, que busca evidenciar o que há de mais original na cultura local. Tem o intuito de oferecer, mensalmente, à população aracajuana uma vida artística-cultural coletiva, sendo palco de programações, que extrapolam fronteiras do entretenimento, ao serem construídas de forma articulada, pautadas por discussões contemporâneas que perpassam pela autoestima do povo sergipano, alinhadas ao desenvolvimento e transformações no setor artístico local e a formação de público.

Foto: Funcaju

Você pode querer ler também