ARACAJU/SE, 19 de maio de 2024 , 1:09:24

logoajn1

Roda de Leitura Especial Pré-Flise é promovida na Biblioteca Pública Epifânio Dória

A tradicional Roda de Leitura da Biblioteca Pública Epifânio Dória realizou, nesta quinta-feira, 15, uma edição especial voltada para a I Feira da Leitura e do Livro de Sergipe (Flise). O evento, que acontece em Aracaju em novembro, tem como objetivo promover a literatura na suas mais diversas formas de manifestação.

 

Nesta edição a Roda de Leitura trouxe poemas do escritor Santo Souza, homenageado da Flise, e da escritora Gizelda Santos Moraes, fundadora do projeto na Epifânio Dória. “Os dois autores têm uma obra vasta. Gizelda, que faleceu há dois meses, escreveu muitos romances consagrados. Já Santo Souza, começou a produzir em 1953 e só parou ano passado, quando faleceu. Entretanto, neste encontro, nos restringimos a trabalhar apenas poesias dos dois autores”, explicou a coordenadora da Roda de Leitura, Rosineide Santana.   

 

A coordenadora falou ainda sobre a importância de haver uma integração entre as atividades literárias que vem sendo realizadas em Sergipe nos últimos anos. “A Biblioteca Epifânio Dória, está sempre disposta a se somar a estes movimentos literários, a exemplo da Flise e da Bienal do Livro de Itabaiana, onde estaremos esta semana presentes com um estande”, acrescentou.   

 

Para o idealizador da Flise, Gustavo Aragão, a parceria da biblioteca e de outras instituições é fundamental para a concretização do evento e fomento da leitura. “No movimento Pré-Flise, estamos participando de ações como rodas de leitura, saraus poéticos e encontro de escritores. Nosso objetivo é consolidar a realização desta que será a primeira feira da leitura e do livro em Aracaju, assim como contribuir para a cena cultural e educacional em Sergipe”, explicou.

 

A Flise acontece nos dias 06, 07 e 08 de novembro no Parque da Sementeira, com a participação de editoras, livrarias e escritores e diversas atividades, todas abertas ao público. No local também haverá área de expositores, espaço kids, praça de alimentação, a Casa do Cordel e palco com apresentações culturais. Escolas, escritores e a imprensa interessada em participar do evento, podem se inscrever pelo site: www.flise2015.com.br. 

 

Fonte: Secult

Você pode querer ler também