ARACAJU/SE, 21 de maio de 2024 , 19:49:29

logoajn1

Salão de Fotografia expõe mais de 50 trabalhos

 

Cerca de 55 imagens foram selecionadas para o Salão de Fotografia que será aberto amanhã, 18. A exposição, que acontece há cinco anos, é uma realização da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), através da Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS). O projeto foi criado com o intuito de homenagear o dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto.

 

De acordo com o diretor da unidade, Luiz Adelmo, a proposta agradou tanto ao público que o evento passou a integrar o calendário cultural da cidade. O Salão de Fotografia proporciona aos fotógrafos, tanto amadores quanto profissionais, um espaço para exposição dos seus registros. “O que vale no Salão é o amor pela fotografia. Aqui o público é contemplado com diversos registros, cada um com técnicas e olhares bem diferentes”, esclareceu.

 

Na 5º edição, 158 trabalhos foram inscritos. Temas como natureza, cultura popular, arquitetura e os principais pontos turísticos da capital, além de registros de pessoas e fotografias abstratas fazem pare da mostra. “Neste ano o tema foi livre, o que proporcionou aos fotógrafos mais liberdade na hora da produção dos seus trabalhos e é esse diferencial que dará o brilho durante a mostra”, explicou.

 

A exposição, que ficará em cartaz até o dia 6 de setembro contou com a avaliação de oito profissionais do ramo da fotografia e das artes plásticas. Técnica utilizada e criatividade foram alguns dos critérios avaliados durante a seleção das imagens. Luiz Adelmo fala que cada foto aqui exposta conta uma história e a trajetória peculiar do autor da imagem. “Quem comparecer a Galeria vai se encantar com as imagens”.

 

Durante a abertura, que acontece na Galeria de Arte a partir das 20h, serão premiados o primeiro, segundo e terceiro lugar. A premiação é uma forma de incentivar o fotógrafo a promover o próprio trabalho. “A Funcaju premiará o 3º colocado com 2 mil reais, o 2º com 2,5 mil reais e o 1º com 3 mil reais. Serão mais de 7 mil reais para os vencedores”, finalizou.

 

GAAS

 

Prestes há completar 50 anos, a Galeria promove mensalmente mostras de artes com exposição de pinturas, esculturas, fotografias e arte contemporânea. Além de lançamento de livros e saraus poéticos. A GAAS já teve ainda como expositor o fotógrafo Sebastião Salgado, incluindo também mostra com obras de Picasso, Salvador Dali, Miró e Portinari.

 

Fonte: PMA

Você pode querer ler também