ARACAJU/SE, 18 de junho de 2024 , 15:03:16

logoajn1

Secult lançará Mapa Cultural de Sergipe 

 

Agentes, artistas e produtores culturais sergipanos podem contar com uma nova ferramenta de divulgação, contatos e agendamento de suas atividades. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançará na próxima terça-feira, 17, o Mapa da Cultura de Sergipe, portal criado pelo Ministério da Cultura (MinC) e disponibilizado para os estados e municípios brasileiros criarem suas bases. A plataforma já está disponível pelo endereço www.mapas.cultura.se.gov.br, de forma gratuita, aonde cada agente pode fazer seu cadastro e divulgar seus eventos.

 

Substituindo o antigo cadastro do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), Mapa Cultural é espaço virtual interativo em que a comunidade pode utilizar tanto como agente, cadastrando suas atividades, como para buscar informações. “Esta é um ferramenta que representa um grande e eficiente banco de dados para a cultura sergipana, pois é constituído de uma construção coletiva entre Estado, artistas e comunidade”, argumentou o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama.

 

O portal foi criado para ser a principal base de informações e indicadores do Ministério da Cultura, visando integrar e dar visibilidade para projetos, artistas, espaços, eventos culturais e seus produtores. Além disso, o Mapa funciona como uma agenda semanal, que oferece ao público informações sobre as atividades culturais que estão acontecendo em todo o Estado, tanto as promovidas pelo setor público, como pelo privado.

 

Nestes mapas estão reunidas informações do antigo Registro Aberto da Cultura (RAC), da Rede Cultura Viva, do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e do Cadastro Nacional de Museus. A plataforma foi desenvolvida em parceria com o Instituto Tim. O lançamento será aberto ao público.

Fonte: Ascom/Secult

Você pode querer ler também