ARACAJU/SE, 22 de julho de 2024 , 14:27:00

logoajn1

VII Seminário Nacional em Folclore está com inscrições abertas

Aberta no início desta semana as inscrições para o VII Seminário Nacional de Ações Integradas em Folclore, que estão sendo realizadas no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega).  Além de palestras, o evento promoverá também cursos que serão ministrados por dezenas de antropólogos, sociólogos, doutores em comunicação e especialistas em folclore de todo o Brasil.

 

O evento, que já é considerado um dos maiores e mais importantes encontros da cultura popular do país, é promovido pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em parceria com a Comissão Nacional de Folclore. Segundo a presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, até agora já foram preenchidas cerca de 40% das vagas, tanto para as palestras quanto para as oficinas.

 

“Todo o evento é gratuito e aberto ao público. Como forma de dinamizar dividimos a programação em duas partes, sendo o turno da manhã destinado a realização das palestras e à tarde os cursos que têm duração de uma hora cada um. O objetivo é que todos possam participar e ampliar o saber sobre a nossa cultura que é tão rica”, falou.

 

No ato da inscrição o participante já pode escolher entre o módulo A ou B, que fazem parte dos estudos integrados. Ao todo, 100 vagas são destinadas aos cursos que acontecerão no Teatro João Costa e na sala de exibição Walmir Almeida.

 

O seminário, cujo tema é “Cores, Cantos e Mitos, tem por intuito oportunizar debates dos principais temas relacionados ao folclore, as artes populares e suas aplicações consectárias, bem como a realização, defesa e preservação dos fatos folclóricos enquanto bens de um patrimônio cultural imaterial.

 

Entre os temas dos cursos estão o ‘Ciclo do São João’, que será ministrado por Lilian Vogel (SP); ‘Folguedo folclórico: o boi de mamão’, responsável o pesquisador Nereu Pereira (SC); ‘A cultura popular quilombola’, que será proferida por Domingas Dealdina (ES) e o curso ‘Devotos dançantes’, ministrado por Beatriz Goes Dantas (SE).As inscrições podem ser feitas no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

 

Fonte: PMA

Você pode querer ler também