Sergipe perde João Alves Filho, um grande homem público, que muito contribuiu para o desenvolvimento do estado. Saiba mais

Consumo de gás natural cresce 7,1% no mês de maio

No último mês de maio foram consumidos uma média de 252,4 mil metros cúbicos (m³) de gás diário em Sergipe. O consumo foi 7,1% superior ao registrado no mês anterior, entretanto, em comparação com o mesmo mês de 2016, houve retração de 8%. As informações são do Boletim Sergipe Econômico, com base nos dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

O consumo médio das indústrias sergipanas foi de 154,1 mil m³/dia, maior 9,9% na comparação mensal (abril/2017), porém, com retração de 12,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior (maio/2016). A recuperação do consumo de gás no mês de maio, em relação ao mês de abril, é um bom indicativo da recuperação do setor e da economia. De acordo com o presidente da Abegás, o consumo de gás natural é um importante termômetro da economia do País.

Consumo por segmento

Analisando por segmento, o consumo nas indústrias continua tendo a maior participação (61,1%), seguido pelo consumo automotivo (postos), com 34,7%. Em conjunto, estes segmentos responderam por mais de 95,8% do total de gás consumido em Sergipe.

O consumo do segmento veicular somou 87,7 mil m³/dia, apresentando crescimento de 1,6%, em relação ao mês anterior. E expansão de 0,4% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Já o consumo de gás natural para cogeração ficou em 1,6 mil m³/dia, o que representou avanço, na comparação mensal, de 14,4%. Contudo, na comparação anual (maio/2016), foi registrada redução de 22,8%.

Nas residências e no comércio, o volume consumido foi de 5,4 e 3,5 mil m³/dia, respectivamente. Para as residências, o consumo de gás apresentou expansão de 20,3%, já no comércio, o consumo foi 14,6% superior, ambos em relação ao mês anterior. Em relação ao mesmo mês do ano anterior (maio/2016), o consumo residencial ficou 15,9% acima, enquanto o consumo comercial cresceu 9,7%.