Da redação, AJN1
O governador Jackson Barreto disse hoje (31), durante entrevista a uma emissora de TV local, que deve repetir a manobra utilizada no ano passado para pagar o 13º salário dos servidores, ocasião em que enviou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que autoriza os servidores públicos a fazer empréstimo no Banco do Estado de Sergipe (Banese) para sacar a segunda parcela da gratificação natalina de forma integral – a primeira quantia os servidores receberam na data de aniversário. Em contrapartida, o Governo se compromete a pagar as parcelas e a taxa de juros, que é de aproximadamente 12%.
“Com relação ao décimo terceiro salário, nós vamos utilizar o mesmo projeto que utilizamos no ano passado, ocasião em que o servidor sacou todo o dinheiro, sem problema, e o Governo pagou o parcelamento”, disse o governador.
Sobre a crise econômica, Jackson destacou que está se dedicando de corpo e alma. “É um problema que envolve mais de vinte Estados da federação brasileira. Não é um problema só de Sergipe, é nacional. A União passou a receber menos recursos e impostos e a partilha da divisão desses impostos diminuiu. Com isso, o Estado passou a receber menos do FPE, afetando a folha dos servidores”.
Jackson revelou ainda que o Governo está buscando algumas formas para solucionar a crise. “Já estamos encaminhado projeto, discutindo com o secretário da Fazenda, Jeferson Passos, e toda a equipe porque precisamos nos mobilizar para enfrentar a crise”.
Mandado de segurança
Segundo Jackson, hoje termina o prazo de repatriação dos recursos que estão no exterior e os Estados pleiteiam o direito a uma “bolada”. “O governo Federal está se negando a trazer todos os recursos, inclusive, a multa daqueles que levaram o dinheiro ao exterior sem dar conhecimento ao governo federal. Nós estamos entrando com um mandado de segurança junto ao Supremo Tribunal Federal para termos direito aos recursos, isso vai ajudar a resolver a folha de pagamento e dos aposentados”, concluiu ele.