No sexto mês do ano, Sergipe apresentou um saldo (total de admissões menos total de desligamentos) negativo de 647 empregos formais. Apesar do saldo negativo, esse foi o melhor resultado desde janeiro de 2016. A análise é do Boletim Sergipe Econômico com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Segundoo estudo, o destaque do mês foi a indústria de transformação que, pela primeira vez no ano, apresentou saldo positivo com a criação de 366 novos empregos. A indústria de alimentos e bebidas foi o setor que teve melhor desempenho, com a criação de 614 novas vagas, sendo a fabricação e o refino do açúcar o principal colaborador neste resultado, com a criação de 579 postos de trabalho, no mês analisado.
Entre os demais setores pesquisados, a agropecuária também teve destaque, apresentando saldo positivo, no mês de junho, de 386 novos empregos, sendo o cultivo da cana-de-açúcar o principal colaborar neste resultado, com 405 novos postos de trabalho gerados.
Os demais setores não apresentaram variações significativas, como foram os casos da extração mineral e administração pública, ou apresentaram saldos negativos, sendo que o pior resultado foi observado na indústria da construção, com redução de 632 empregos no mês de junho de 2016. O segundo maior saldo negativo foi observado no Comércio, que apresentou 444 vagas a menos, com destaque para o comércio varejista, que fechou o mês com redução de 283 postos, no mês em análise. Os setores de Serviços e de Serviços Industriais de Utilidade Pública, também, apresentaram saldos negativos de 241 e 81 empregos, respectivamente.
Considerando o acumulado do primeiro semestre de 2016, Sergipe contabiliza saldo negativo de 12.277 postos, porém, apesar do saldo negativo, este foi o segundo melhor resultado entre os estados do Nordeste, ficando atrás apenas do Piauí (-8.103), em igual período. Entre os municípios sergipanos com mais de 30 mil habitantes, Aracaju apresentou o maior saldo negativo, com 838 vagas formais a menos, só em junho de 2016.
Os piores saldos de emprego foram observados no comércio (-414) e na construção (-331). Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana e São Cristóvão, respectivamente, também apresentaram saldos negativos, com 320, 117 e 114 empregos a menos, respectivamente. Já as cidades de Lagarto e Capela, por exemplo, apresentaram saldos positivos de vagas, contabilizando saldo de 45 e 36 novos postos formais, no mês de junho, respectivamente.
Com informações do BSE