Pioneiro no mercado brasileiro, o Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras de Beleza Natura (IDH-CN) cresceu 3,6% em 2022, o maior aumento já registrado desde a sua criação, há quase 10 anos, atingindo o valor de 0.632 (em uma escala que vai de 0 a 1). O destaque foi para a região Nordeste cujo crescimento foi de 4,2%, índice superior ao nacional.
Com aplicação bianual, as informações coletadas representam os dados comportamentais, culturais e demográficos de mais de 1,2 milhão de consultoras pelo país. Criado com base no IDH desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o IDH-CN utiliza as dimensões de Saúde, Conhecimento e Vida Digna (relacionado ao trabalho e renda), as mesmas dimensões utilizadas no IDH nacional, para avaliar a qualidade de vida da rede de Consultoras de Beleza Natura e fornecer insights para ações que visem aumentar o impacto social do modelo de negócio.
O objetivo do mapeamento é avaliar a qualidade de vida das consultoras e auxiliar na construção de diretrizes e programas que promovam o seu desenvolvimento. Além disso, o IDH-CN também é utilizado para alimentar as estratégias de setores dentro da Natura, referentes a modelagem e operação do negócio. Hoje, a Natura ainda é a única empresa brasileira a fazer esse tipo de mensuração. Os avanços apontados na nova pesquisa são registrados mesmo diante do histórico vivido nos últimos anos, com a pandemia de Covid-19, isolamento, baixo crescimento econômico e alta inflação, e demonstra a importância do modelo de negócios da Natura para a vida de suas consultoras.
Dentre os resultados mais recentes do índice, merece destaque o impacto da venda por relações na renda familiar das Consultoras de Beleza: o ganho obtido com a atividade corresponde, em média, a 34% da renda nesses lares. Além disso, houve um aumento de 47% de Consultoras que declaram que a sua renda chega até o fim do mês, versus a última leitura de 2020. “Em média, após um ano de operação com a Natura o IDH da Consultora aumenta em 1,8%”, afirma Agenor Leão, vice-presidente de Negócios da Natura no Brasil. “Ao mensurar os efeitos da atividade de consultoria na vida dessas pessoas, adquirimos conhecimento profundo sobre a nossa rede, o que possibilita a criação de estratégias de gestão e investimento social para que possamos, cada vez mais, oferecer um modelo de negócios inclusivo, justo e confiável”, completa o executivo.
Nordeste
Segundo o vice-presidente de Negócios da Natura no Brasil, Agenor Leão, o bom resultado alcançado na Região Nordeste isso se deve aos incrementos em Educação Financeira e Cidadania: “Tivemos uma adição de 23% no índice de Educação Financeira e de 27% em Cidadania, o maior crescimento para o pilar dentre todas as regiões do Brasil, chegando a 0,537, índice 5% maior que o nacional. Outro dado importante para entender o impacto positivo que temos é o quanto o trabalho com a Natura contribui na renda familiar da consultora: para o Nordeste, a média é 38,8% do montante, percentagem maior do que a aferida no Brasil como um todo, onde esta participação chega a 34%”, afirma o executivo.
O pilar Inclusão digital também alcançou boa performance, muito em linha com os dados Brasil, e chega a 0,812, quase 3% maior que o ano anterior. Na dimensão Trabalho, observa-se resultados discretamente menores que o dado nacional, 2,7%, chegando a 0,622. Neste pilar, a consultora avalia suas experiências positivas e negativas em todas suas ocupações (fora e dentro da Natura) e “Orgulho pelo que faz” e “Bem estar” são os tópicos mais bem pontuados nas experiências positivas.
Agenor diz que com o IDH-CN em mãos, a empresa pode enumerar as principais urgências e o foco será o compromisso antirracista, aliado a outros norteadores da Natura, como a educação financeira e a digital.