A Petrobras (PETR3; PETR4) confirmou que abrirá um escritório na China até o final deste ano, e o projeto já recebeu a aprovação do conselho de administração da companhia. O escritório terá como foco a prestação de serviços de diligenciamento, inspeção, fiscalização e engenharia para os Projetos de Unidade Estacionária de Produção (plataformas) da Petrobras que estão em construção no país asiático.
“A Petrobras aprovou, por meio de seu conselho de administração, a criação de uma sociedade na China. A implantação está em andamento de acordo com o cronograma que leva em consideração os processos internos da Petrobras e a legislação local, com previsão de conclusão ainda este ano”, informou a estatal em nota.
A decisão de reabrir um escritório na China foi anunciada em dezembro do ano passado pelo ex-presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, como parte da estratégia de internacionalização da empresa. Na ocasião, Prates mencionou que a nova estrutura facilitaria as negociações entre Brasil e China.
Petrobras (PETR3; PETR4)
A Petrobras já havia estabelecido seu primeiro escritório na China em 2004, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a meta de aumentar em dez vezes as exportações de petróleo para o país, que na época representavam apenas 1% dos cerca de 200 mil barris diários exportados pela empresa. O escritório foi fechado em 2019 durante o governo Bolsonaro.
No segundo trimestre de 2024, a China se tornou o destino de 50% das exportações de petróleo da estatal brasileira, totalizando cerca de 300 mil barris por dia.
A empresa
A Petrobras, oficialmente conhecida como Petróleo Brasileiro S.A., é uma empresa estatal brasileira que atua na exploração, produção, refino e comercialização de petróleo, gás natural e seus derivados. Fundada em 1953, a companhia é uma das maiores empresas do setor de energia do mundo e desempenha um papel crucial na economia brasileira.
A Petrobras opera em diversas etapas da cadeia produtiva, desde a exploração de campos de petróleo e gás até a produção de combustíveis, lubrificantes e petroquímicos. Além disso, a empresa investe em tecnologia para aumentar a eficiência e segurança de suas operações, especialmente no desenvolvimento de tecnologias para a exploração em águas profundas, onde possui uma significativa experiência.
A Petrobras também se dedica a projetos de energia renovável e sustentabilidade, buscando reduzir a pegada de carbono e diversificar suas fontes de energia. Com uma extensa rede de refinarias e terminais, a empresa é responsável por grande parte do abastecimento de combustíveis no Brasil, além de atuar no mercado internacional, exportando petróleo e importando produtos refinados.
Fonte: Capitalist