ARACAJU/SE, 21 de maio de 2024 , 6:59:55

logoajn1

Primeiro impostômetro sergipano é inaugurado

Da redação, AJN1

 

Foi inaugurado na manhã deste sábado (12), em Aracaju, o primeiro Impostômetro de Sergipe. O aparelho está instalado na avenida Delmiro Gouveia, bairro Coroa do Meio, e é fruto de parceria com a Faculdade Maurício de Nassau, Empresas de Contabilidade e a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese). 

Após a inauguração do Impostômetro, os organizadores do evento montaram um feirão, visando apresentar à sociedade o quanto se paga de impostos em produtos e serviços cotidianos. Houve também o corte do Bolo Tributário, numa alusão em fatias equivalentes ao que as pessoas pagam de impostos.

Segundo Josevaldo Mota, presidente das Empresas de Contabilidade de Sergipe, o principal objetivo do Impostômetro é deixar mais claro para o contribuinte o quanto é arrecadado em tributos no país, e com isso deixar a população alerta para a necessidade de cobrar de seus governantes a aplicação correta desses recursos.

 

O presidente da Acese, o contabilista Wladimir Torres, disse que o Impostômetro chega para dimensionar os consumidores do quantitativo de imposto arrecadado pelo Governo. “É importante que tanto o empresário quanto o consumidor reconheçam o que está associado a essa carga tributária e tenha a devida responsabilidade da cobrança de retorno por parte do poder Público”.

Idealização

O impostômetro foi idealizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), sendo que o projeto inicial foi inaugurado em 2005, em São Paulo, em parceria com a Associação Comercial do Estado e atualiza em tempo real a contabilização dos impostos considerando os valores arrecadados em tributos pelas três esferas de governo: impostos, taxas e contribuições, além de multas, juros e correção monetária.

 

Foto: Divulgação

 

 

 
 

Você pode querer ler também