O primeiro impostômetro de Sergipe será inauguado no próximo sábado (12), às 9h, na rua Delmiro Gouveia, bairro Coroa do Meio, numa parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) e a Faculdade Maurício de Nassau.
O impostômetro foi idealizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), sendo que o projeto inicial foi inaugurado em 2005, em São Paulo, em parceria com a Associação Comercial do Estado e atualiza em tempo real a contabilização dos impostos considerando os valores arrecadados em tributos pelas três esferas de governo: impostos, taxas e contribuições, além de multas, juros e correção monetária.
O principal objetivo do impostômetro é deixar mais claro para o contribuinte o quanto é arrecadado em tributos no país e com isso deixar a população alerta para a necessidade de cobrar de seus governantes a aplicação correta desses recursos.
Para o presidente da Acese, o contabilista Wladimir Torres, o Impostômetro chega para dimensionar os consumidores do quantitativo de imposto arrecadado pelo Governo. “É importante que tanto o empresário quanto o consumidor reconheça o que está associado a essa carga tributária e tenha a devida responsabilidade da cobrança de retorno por parte do poder Público”.
Com informações da Acese