ARACAJU/SE, 22 de maio de 2024 , 11:25:05

logoajn1

Corrida do Fogo Simbólico da Pátria abre a Semana da Independência

Demonstrações de amor à Pátria e civismo marcaram a abertura oficial da Semana da Pátria 2015, realizada na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju. Com o tema Pátria Educadora, as comemorações alusivas à Independência do País, em Sergipe, tiveram início nesta terça-feira (1º), com a 78ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria.
 

 

Realizada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), a abertura da Semana da Pátria iniciou com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda de Música do 28º Batalhão de Caçadores, e com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Mercosul, Sergipe e Aracaju.
 

 

Diferente das edições anteriores, o archote este ano foi trazido pela aeronave Falcão 01, do Grupamento Tático Aéreo da Polícia Militar de Sergipe, que sobrevoou e pousou na Praça Fausto Cardoso. O "fogo simbólico" foi conduzido por alunos para-atletas da rede estadual de ensino que se destacaram na última edição dos Jogos Paralímpicos.
 

 

A partir da Ponte do Imperador os estudantes, em revezamento, percorreram a travessa José de Faro, a Praça Olímpio Campos, a travessa Benjamin Constant, e retornaram à Praça Fausto Cardoso, quando um aluno entregou o archote ao secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, que fez o acendimento da Pira da Pátria, instalada no palanque oficial.
 

 

"A Semana da Pátria é uma afirmação de valores por parte de todos nós cidadãos que buscamos construir uma nação livre e democrática", afirmou Jorge Carvalho, após a leitura da Mensagem aos Jovens; na solenidade, ele esteve representando o governador do Estado, Belivaldo Chagas.
 

 

Coordenadora de várias edições da Semana da Pátria, a professora Hermínia Caldas esteve presente na abertura deste ano. Para ela, "a persistência, o amor à Pátria e o envolvimento do cidadão como patriota, é um pouco do legado que as comemorações alusivas à Independência deixam para as gerações futuras".
 

 

Sete de Setembro
 

 

As atividades da Semana da Pátria culminarão no dia de sete de setembro, dia da Independência do Brasil, com o Desfile Cívico Militar e Estudantil, na Avenida Barão de Maruim, no centro da Capital.
 

 

O Desfile tem início às 8h com a Parada Militar, e prossegue com o Desfile Estudantil, tendo a participação de 24 escolas, sendo 20 da rede pública estadual, e outras quatro da rede particular de ensino.
 

 

"Este ano o diferencial no Desfile Cívico Militar e Estudantil de 7 de Setembro será o repertório das bandas escolares, que voltarão a executar músicas marciais, deixando de lado os ritmos populares, para não perdemos o foco cívico da comemoração", afirmou o maestro e diretor da Banda Interescolar do Estado (Secbanda), Rivaldo Dantas.
 

 

O maestro ressaltou ainda que essa é uma preocupação da Seed e do secretário Jorge Carvalho, como forma de reafirmar os valores cívicos e morais dos estudantes sergipanos, "e fomentar o aprendizado musical deles", completou.
 

 

Outra novidade no Desfile Cívico Estudantil deste ano é a competição entre as bandas musicais dos colégios. Iniciativa do Maestro Rivaldo Dantas, que volta ao comando da Banda Interescolar da Seed (Secbanda), as três melhores bandas receberão uma premiação ao final do Desfile.
 

 

Participações
 

 

Participaram da abertura da Semana da Pátria represetnantes das Forças Armadas, os comandos da Capitania dos Portos do Estado de Sergipe, do 28º Batalhão de Caçadores (Batalhão Campo Grande), da 19ª Circunscrição do Serviço Militar e do Destacamento do Controle do Espaço Aéreo de Aracaju. 
 

 

Além dessas representações, estiveram presentes também autoridades civis, a comunidade sergipana, alunos de escolas das redes pública estadual e particular, grupos comunitários, atletas, SAMU, SMTT, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Conselheiros Tutelares e diretores, assessores da Seed, além da secretária Executiva, Marieta Oliveira.

 

Fonte: Seed
 

 

Você pode querer ler também