ARACAJU/SE, 26 de abril de 2024 , 1:47:05

logoajn1

Governo lança Matrícula Online e programa de combate ao analfabetismo

O governador Jackson Barreto lançou ontem (22), os Portais Escola Educa Mais, Matrícula Online e o Programa Sergipe Alfabetiza Mais (AMA), em solenidade realizada no Palácio de Veraneio. As ferramentas vão facilitar o acesso dos alunos às novas tecnologias educacionais e informatizar o processo de matrículas nas escolas da rede estadual, acabando de uma vez com as filas que ainda eram registradas em algumas unidades de ensino. Já o AMA vai promover a alfabetização de 66 mil sergipanos com mais de 25 anos em três anos.

 

O Portal Escola Educa Mais faz parte de um projeto em parceria com a Escola Digital, que consiste em uma plataforma gratuita e aberta que apoia a personalização e melhoria da qualidade da educação, por meio do uso de tecnologias educacionais inovadoras, disponibilizando vídeos, infográficos, mapas, simuladores, animações e outros recursos de todas as disciplinas da Educação Básica, do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O portal é uma iniciativa do Instituto Natura, da Fundação Telefônica Vivo e do Instituto Inspirare.

 

A Secretaria Estadual de Educação poderá, por meio do Portal Escola Educa Mais, personalizar a identidade visual e o banco de Objetos Digitais de Aprendizagem disponíveis, ampliando a relação de cada link com o próprio currículo escolar. Para que professores, gestores, técnicos da secretaria de educação e alunos possam aprimorar a utilização da plataforma, são disponibilizados também materiais de apoio (vídeos, textos e imagens), além de estarem previstos cursos à distância para formação continuada.
Além do visual atraente, há crescente colaboratividade, através de um mecanismo de busca eficiente e ferramentas para que os usuários sugiram recursos e comentem o uso que fazem deles.

 

Matrícula Online

 

A implementação da matrícula online na rede estadual, a partir de 2016, contemplará todas as 354 unidades de ensino da rede.Preocupado em solucionar um problema recorrente no período de matrículas na rede estadual de ensino, o Governo do Estado de Sergipe decidiu criar um serviço para acabar com as longas filas que se formavam em frente aos maiores colégios estaduais.

 

Desenvolvido totalmente por técnicos da Coordenadoria de Informática da Seed, o Portal da Matrícula Online vem sendo testado experimentalmente desde outubro. O novo sistema já foi divulgado em todas as Diretorias Regionais de Educação.

 

A matrícula online é uma ação pioneira que vai facilitar o processo de matrícula tanto para os alunos quanto para a direção das escolas. Para que fosse possível o desenvolvimento dessa tecnologia, os técnicos da Coordenadoria de Informática contaram com o apoio de vários departamentos e divisões da Seed.

 

Contaram também com o apoio dos diretores de escolas que intensificaram a alimentação do Sistema Integrado de Gestão (SIGA) de cada unidade de ensino para que as matrículas possam ser realizadas com êxito. Os servidores da educação estadual que trabalham nas secretarias escolares receberam um treinamento de qualificação para operacionalizarem o serviço no Portal.

 

Sergipe Alfabetiza Mais

 

O Programa Sergipe Alfabetiza Mais (AMA) objetiva reduzir o índice de analfabetismo em Sergipe por meio de uma ação articulada e intersetorial entre a União, as Secretarias de Estado e/ou órgãos da administração direta e indireta, municípios e sociedade civil organizada.

 

O AMA faz parte de ações estabelecidas pela Seed, visando atender ao compromisso do Governo de Sergipe em alfabetizar e dar condições de continuidade de estudos aos jovens adultos e idosos, promovendo uma educação de qualidade social, assegurando a permanência no processo educativo e garantindo-lhes as oportunidades necessárias à apropriação do conhecimento formal, exercício da cidadania ativa e seguridade social.

 

O programa coordenador pela Seed, contará com a parceria das Secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Humano (SEIDH), Agricultura (SEAGRI), Saúde, Detran e Secretarias Municipais de Assistência e Saúde.

 

Os cursos serão modulares, com duração de oito meses, com carga horária semanal de 10 horas, totalizando 320 horas de atividades. O AMA será composto por seis eixos: Gestão  Político – Administrativa; Gestão Pedagógica; Formação Iniciada e continuada para Alfabetizadores e Coordenadores de Turma; Materiais Didáticos; Avaliação do Processo Ensino e Aprendizagem; Avaliação e Monitoramento do Programa.

 

Fonte: ASN
 

Você pode querer ler também