Da redação, AJN1
Com salários atrasados, professores da rede municipal de Aracaju realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (19), em frente a Prefeitura. A mobilização foi definida em assembleia realizada pela categoria na segunda-feira (17), onde foram discutidas ações a serem realizadas em repúdio a gestão do município. Além disso, o presidente do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), Adelmo Menezes participa de uma reunião que acontece hoje no Tribunal de Contas do Estado (TCE).
De acordo com o Sindipema, o salário de setembro só foi pago no dia 13 de outubro e até o momento não há previsão para o pagamento dos aposentados. Não bastasse o pagamento em atraso, os professores denunciam a precariedade das unidades de ensino. Os alunos estão sem transporte e a merenda tem chegado em pouca quantidade, situação que tem obrigado os professores a encerrarem as aulas mais cedo.
O Sindipema já acionou a PMA na justiça contra o atraso no pagamento dos salários, mas ainda aguarda o julgamento das ações. O presidente do Sindicato informou que por solicitação do TCE, nesta terça-feira, ele vai participar de uma reunião com os conselheiros.
A reportagem da AJN1 tentou contato com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para que pudesse se pronunciar sobre os problemas elencados pelo Sindipema, mas não obteve sucesso.