ARACAJU/SE, 24 de abril de 2024 , 18:56:57

logoajn1

Professores de Pirambu entram em greve nesta quarta-feira, 25

Da redação, AJN1

 

Nesta quarta-feira (25), os professores da rede municipal de Pirambu paralisam as atividades por tempo indeterminado. Categoria alega que o prefeito Élio Martins atrasa de forma sistemática os salários desde 2015. A situação ao longo destes nove meses gerou sacrifícios e insegurança financeira para os professores e suas famílias, diz o Sindicato dos Professores de Sergipe (Sintese).

 

O Sintese diz ainda que a prefeitura não atinge somente professores, mas os estudantes das escolas municipais. “A alimentação escolar é de má qualidade. Muitas escolas municipais precisam de reformas urgentes em seus telhados, banheiros e quadras. Existem salas de aula que são separadas por divisórias. A situação precária das escolas faz com que os professores não tenham condições dignas de trabalho, o que traz prejuízos ao processo do ensino e aprendizagem”, diz a assessoria sindical.

 

Além dos salários atrasados, os professores alegam que a prefeitura também deve 1/3 de férias, que deveria ter sido pago em janeiro de 2016 e ainda acumula passivos trabalhistas referentes a retroativos do reajuste do piso salarial dos anos de 2011 e 2012.

 

Diálogo

 

Os professoram dizem que já estão cansados de esperar por diálogo por parte do prefeito para buscar soluções em conjunto e sanar os problemas da educação, mas nenhuma solução viável foi apresentada até o momento.

 

Os professores recorreram a Câmara de Vereadores, onde pediram um espaço para expor a dura realidade da educação do município, mas os vereadores não abriram as portas da Casa para o magistério local.

 

Crise

 

O prefeito alega que não tem dinheiro para honrar com o pagamento dos salários dos professores em dia.

 

Com informações da assessoria Sintese
 

Você pode querer ler também