ARACAJU/SE, 28 de fevereiro de 2024 , 10:15:52

logoajn1

Projeto de leitura incentiva doação de livros

 

O Projeto Leitura em Escolas do Campo (Lê Campo), idealizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), aceita doações de livros da Literatura Infanto Juvenil. Publicações podem ser deixadas no Núcleo de Educação do Campo (Necam), no Complexo Administrativo da Seed – em Aracaju, na Biblioteca Infantil (Biafa). Quem preferir também pode entrar em contato com o por meio dos números 3194-3359 e 9994-97049.

O projeto visa incentivar o hábito da leitura nas escolas do Ensino Fundamental. Para a coordenadora do Necam, Acácia Daniel, o projeto é reflexo do comprometimento da Seed com a educação no campo considerando as suas especificidades. “A leitura ajuda na interpretação do mundo e também é um meio de aguçar o senso crítico”, reconhece.

Para a diretora do Departamento de Educação (DED), Gabriela Zelice, o Governo de Sergipe reforça seu compromisso com os cidadãos e busca cada vez mais melhorar a qualidade do ensino público. “É extremamente importante pensar em iniciativas para despertar o hábito da leitura nos estudantes, mostrando o seu valor para ampliar o conhecimento. Uma prática que não precisa ser mecanizada, mas prazerosa”, complementou.

Lê Campo

O projeto de leitura é coordenado pela técnica do Necam, Jeane Caldas Hora, e o objetivo é incentivar o prazer da leitura e escrita nas unidades escolares no campo. De acordo com ela, para fortalecer a iniciativa a Seed estabeleceu uma parceria com a Biblioteca Infantil. A Secretaria participa do projeto ‘Eu Leio’, que faz parte da Rede Ler e Compartilhar, formada por editoras e escritores de todo o Brasil.

“Estamos implantando a Campanha Campo Leitor e nas redes sociais o uso da hashtag #Euleio para justamente trabalhar essa ação e incentivar as doações de livros, sejam eles de literatura infantil ou infanto-juvenil. A representante nacional do Programa Rede Ler e Compartilhar é Cláudia Lins e em Sergipe, Cláudia Stoker”, explica Jeane.

Ainda de acordo com a técnica do Necam, o Lê Campo envolve diversas ações, como oficinas e palestras para professores dos anos iniciais. “Além da campanha serão implantados os cantinhos de leitura em cinco escolas da Educação do Campo” comenta.

Fonte: ASN

Você pode querer ler também