Secretaria de Educação realiza 1º Simula Enem 2016

Mais de 5 mil estudantes do Programa Pré-Universitário, coordenado pelo Governo do Estado, irão participar do 1º Simula Enem 2016. O simulado realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) acontece no sábado (16) e domingo (17), e terá o mesmo formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o idêntico número de questões e aplicação dentro dos respectivos horários.

 

"A Seed, por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE), aplicará a prova para os mais de cinco mil alunos nos 44 polos do programa, distribuídos em 29 municípios de Sergipe", disse o secretário de Estado da educação, Jorge Carvalho.

 

No primeiro dia, os estudantes responderão a questões referentes às áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no segundo dia, as provas serão relativas às áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além da prova de Redação.

 

De acordo com o diretor do DASE, Fábio Leite, o simulado iniciará às 12h30 e terá duração de quatro horas e meia no primeiro dia e cinco horas e meia no segundo dia, seguindo as normas do exame oficial. As questões foram elaboradas com base no modelo adotado pelo Enem, com 180 questões contextualizadas, de modo que o aluno possa avaliar seu desempenho e se preparar adequadamente para a prova que acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro.

 

As aulas no Programa Pré-Universitário iniciaram no dia 29 de fevereiro, e desde então os alunos da rede e egressos têm participado delas durante a semana, das oficinas de redação e das revisões aos finais de semana.

 

Aumento

 

Em todo o estado, as provas do Simula Enem serão realizadas simultaneamente. Em Aracaju, estão aptos colégios como o João Alves Filho, Governador Valadares, Barão de Mauá e Professor João Costa (antigo Costa e Silva); em Nossa Senhora do Socorro, Colégio Juscelino Kubistchek; em São Cristóvão, Colégio Paulo Sarasate e no conjunto Eduardo Gomes, Colégio Glorita Portugal.

 

Para realização do primeiro Simula Enem do ano, a Seed conta com um amento também no número de participantes em relação ao mesmo período do ano passado. "São 10% a mais em termos reais de crescimento", esclarece o secretário Jorge Carvalho, realçando, de igual modo, o aumento do número de polos universitários. Pulou de 39 para 44 em todo o estado, ofertado gratuitamente a toda estudantada da rede pública.

 

Fonte: Ascom SEED