ARACAJU/SE, 16 de junho de 2024 , 22:45:01

logoajn1

Segundo dia do Enem acontece neste domingo com provas exatas

Da redação, AJN1

Neste domingo (12) acontece o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos vão fazer questões de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia). O exame começa a ser aplicado às 13h30 (no horário de Brasília), e os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para concluir a prova, com 90 questões objetivas. Os portões fecham pontualmente às 13h.

Pela primeira vez na história, o Enem é realizado em dois domingos consecutivos. Até o ano passado, as provas eram realizadas em um único fim de semana, sábado e domingo. A primeira prova, de redação, linguagens e ciências humanas, foi realizada no último domingo (5).

Sergipe

Em Sergipe, mais de 93 mil inscritos são esperados. Ao todo, são 190 locais de prova. Os candidatos farão a prova em locais distribuídos em 30 municípios. Aproximadamente 18 mil alunos que já concluíram ou que ainda estão finalizando os estudos da última etapa da educação básica, em escolas da rede pública do Estado, e nos polos do Programa Pré-universitário (Preuni), farão as provas do Enem 2017.

Além disso, 58,2% dos participantes são pagantes e 16,8% foram isentos do pagamento da taxa de inscrição em função da Lei ou do Decreto. Por estarem matriculados na rede pública, 25% dos inscritos obtiveram a gratuidade automática. Em relação à situação de ensino, 67,3% já concluíram o Ensino Médio, enquanto 21,4% são concluintes este ano, sendo que apenas 10% concluirão após 2017. Do total de participantes em Sergipe, 60,5% são mulheres e 39,5% são homens.

Importante

Para fazer a prova é fundamental apresentar documento de identidade original com foto e usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

É proibido o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o fim das provas.

O aluno poderá deixar o local após duas horas do início da prova. Só é possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim das provas. Caso descumpra qualquer uma dessas regras, o candidato será eliminado.

No primeiro dia de prova, 30,2% dos candidatos inscritos não compareceram e 273 pessoas foram eliminadas.

 

 

 

 

Você pode querer ler também