ARACAJU/SE, 16 de abril de 2024 , 0:51:00

logoajn1

Sergipano representará o Brasil na IOI 2016 na Rússia

O estudante Carlos Vinícios Ferreira Santos, 18, embarca nessa quarta-feira (10), para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Informática (International Olympiad in Informatics) – IOI 2016, competição anual de programação para estudantes do Ensino Médio e do primeiro ano de graduação, que será realizada em Kazan, na Rússia, no período de 12 a 19 de agosto de 2016.

 

Aluno do 3º ano do curso de Informática do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Aracaju, o jovem sergipano é um dos quatro brasileiros (junto a outros dois alunos do Ceará e um aluno de São Paulo) que participarão da competição.

 

A Olimpíada Internacional de Informática foi criada em 1989 e o Brasil começou a participar em 1999, com a criação da OBI. Em 17 anos, é a primeira vez que um estudante de Sergipe se classifica para a etapa internacional. Entre os quatro representantes brasileiros deste ano, Vinícius é o único de uma escola pública de ensino.

Nos últimos anos, Sergipe tem se destacado na OBI em número de escolas inscritas e em premiações. Há três anos seguidos, o IFS Campus Aracaju foi certificado como a escola com o maior número de participantes e maior premiação, sempre com alunos medalhistas nacionais.  

 

Em 2014, participando pela primeira vez da Olimpíada Brasileira de Informática, Vinícios terminou a competição em 1º Lugar no Ranking Nacional, na Modalidade Programação Nível 1, conquistando a medalha de ouro. Por conta deste resultado, o estudante sergipano foi escolhido pela Fundação Estudar um dos 56 brasileiros Jovens Fora de Série.

 

A IOI é hoje a segunda maior olimpíada de conhecimento do mundo, atrás apenas da Olimpíada Internacional de Matemática, contando com a participação de mais de 80 países do mundo. Seu objetivo é promover o interesse na área de computação entre estudantes e desenvolver a tecnologia da Informação no currículo escolar. E também juntar estudantes talentosos de diferentes países, permitindo que eles compartilhem experiências culturais e científicas. Cada ano, a etapa internacional é realizada em um país sede.

 

Participam da disputa quatro competidores de cada país, selecionados através de competições nacionais. No caso do Brasil, a seleção é baseada nos resultados de uma seletiva realizada na Universidade Estadual de Campinas, São Paulo – com os competidores melhores colocados na Olimpíada Brasileira de Informática. A competição internacional foi criada pela UNESCO e é organizada por um comitê composto por professores de vários países. E a OBI é coordenada pela Unicamp/SP, que divide a organização do evento com delegados de todo o país.

A conquista do aluno Carlos Vinícios mostra o potencial do curso de Informática do IFS- Campus Aracaju e de seu corpo docente, elevando o nome do IFS, que é uma instituição pública e gratuita.

 

Fonte: Ascom IFS/Aracaju

Você pode querer ler também