ARACAJU/SE, 23 de maio de 2024 , 10:09:25

logoajn1

UFS adia discussão sobre mudanças no ingresso à instituição através do Enem

A pauta que discutiria as mudanças no sistema de classificação de novos estudantes nos cursos de graduação da Universidade Federal de Sergipe foi retirada da pauta de reunião dos Conselheiros de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe), realizada na manhã de hoje, 28.

A pedido do Pró-Reitor de Graduação (Prograd), Jonatas Silva Meneses, a retirada desse processo advém de reuniões realizadas na última quinta-feira (27), na qual as propostas foram reanalisadas. “Após ouvir novos argumentos, a Prograd entendeu que a retirada da pauta é necessária para uma análise mais ampla, o que implica na não aplicação das nossas propostas para o Enem 2016”, esclarece o pró-reitor.

Considerando que o processo partiu da própria Prograd, a solicitação foi atendida pelo presidente da reunião, o vice-reitor André Maurício Conceição de Souza. “Se as propostas exigem a necessidade de um maior aprofundamento, a Prograd deve continuar promovendo reuniões para que sejam feitos os ajustes necessários”, afirmou.

Para o vice-reitor, esse debate deve ir além da universidade. “O papel da UFS é ouvir a sociedade, por isso acredito que essas propostas devem ser ampliadas tanto dentro da própria UFS como na comunidade externa, a exemplo de professores de ensino médio e coordenadores de escolas, de modo que isso possa ser implementado da melhor forma possível”, conclui.

Propostas

As novas medidas vêm sendo discutidas entre a Prograd, os Centros Acadêmicos e Núcleos de graduação há três meses. Até agora, a proposta é de que a seleção, que acontece desde 2012 através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conte com dois diferenciais importantes: pontuação mínima para a redação, e um sistema de pesos para as áreas do conhecimento.

 

Fonte: UFS

Foto: Ascom/UFS

Você pode querer ler também