ARACAJU/SE, 19 de junho de 2024 , 4:50:55

logoajn1

Unit inaugura centro de estudos nos Estados Unidos

A Universidade Tiradentes acaba de escrever um dos capítulos mais importantes da educação brasileira, ao inaugurar em Boston, nos Estados Unidos, o Tiradentes Institute, fruto da parceria com a Universidade de Massachusetts (UMAss). O instituto foi inaugurado no último dia 15 de dezembro e contou com a presença de autoridades brasileiras e norte-americanas, além de todo o staff do Grupo Tiradentes, liderado pelo reitor da Universidade Tiradentes e presidente do Conselho de Administração do Grupo, Jouberto Uchôa de Mendonça. O Tiradentes Institute vai oferecer crescimento profissional para alunos e egressos da Unit através de experiências internacionais por meio da mobilidade acadêmica, pesquisa e inovação, fundamentais para a internacionalização do ensino superior.

“Estamos felizes por mais esta conquista, pois a realização desse sonho vai proporcionar aos sergipanos e norte-americanos a troca de experiências. Ambos vão poder conhecer a cultura, a história e a trajetória de cada uma das cidades que abrigam as respectivas universidades. Estaremos de braços abertos para recebê-los, da mesma forma como a UMAss esteve para nós, nos dando a oportunidade de sermos a primeira instituição do Brasil a levar um pouco da cultura brasileira aos seus alunos e professores”, declarou o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça.

Outra missão do Instituto Tiradentes é atrair pesquisadores do exterior que queiram desenvolver parcerias com brasileiros nas diversas áreas do conhecimento, e o inverso. Para o secretário de estado da Educação, Jorge Carvalho do Nascimento, que prestigiou a inauguração do Tiradentes Institute, a internacionalização da educação é um passo gigantesco dado pela Universidade Tiradentes e essencial para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil.

“A experiência internacional é fundamental para quem está em um ambiente universitário, para quem faz pesquisa e quer ter uma boa formação. Pela primeira vez uma universidade particular brasileira se estabelece nos Estados Unidos com um instituto de pesquisas que vai abrir oportunidades para que pesquisadores consolidados, universitários do Brasil e norte-americanos possam estar presentes nos dois países”, evidenciou Jorge Carvalho.

O Tiradentes Institute é consequência natural da trajetória de sucesso do Grupo Tiradentes, que possui 55 anos dedicados à construção e melhoria da educação brasileira. Ao longo deste tempo, toda a expertise adquirida no tripé ensino, pesquisa e extensão fez do Grupo Tiradentes o 12° maior grupo educacional do país, responsável pela formação de mais de 50 mil alunos em toda a região Nordeste.

A chegada da Universidade Tiradentes aos Estados Unidos foi motivo de muita alegria também para os que integram a UMAss, como declarou a reitora da instituição norte-americana, a PhD Emilly McDermot. “O céu é o limite para o que poderemos construir juntos. Esta é a parceria mais animadora que a UMAss firmou nos últimos anos”, garantiu.

Através do Tiradentes Instituto a comunidade estudantil brasileira terá acesso a diversos cursos, muitos deles em parceria com a Babson College, líder global em educação empreendedora. O Instituto está sediado em um dos prédios do campus da UMAss-Boston, entidade pública de pesquisa dedicada ao ensino superior, proporcionando programas exclusivos em diversas áreas do conhecimento e tem o ensino, a pesquisa e a prestação de serviço como principais pilares.

De acordo com o CEO do Grupo Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior, embora exista um planejamento para a atuação do Tiradentes Institute não é possível garantir que ele vá ocorrer de forma linear, pois as possibilidades vislumbradas nos Estados Unidos são inúmeras. “Quando chegamos a Boston conversamos com parceiros e vimos muitas outras portas se abrindo, e vamos analisar todas as possibilidades, pois a nossa visão está sempre voltada para o futuro”, observou. A vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, que também estava em Boston, evidenciou o compromisso do Grupo Tiradentes em oferecer as condições necessárias para que os estudantes sejam desenvolvidos de uma maneira plural, e possam ampliar cada vez mais os horizontes.

“Temos orgulho em ter uma universidade com a história e tradição que a Unit possui. Queremos cada vez mais desenvolver pessoas, disseminar conhecimentos e tudo o que o professor Uchôa tem feito em prol da educação me lembra uma frase que escutei muito de Marcelo Déda: Sergipe é pequeno no seu território para não esconder a grandiosidade dos homens e mulheres que nele habitam, e o professor Uchôa é um exemplo muito claro disso, porque é um gigante ao acreditar na população sergipana, principalmente, em pensar no desenvolvimento da nossa terra” declarou Eliane Aquino.

Dentre os presentes à solenidade de inauguração estavam o Dr. Mozart Neves, representando o ministro da Educação (MEC), José Mendonça Bezerra Filho; Glivânia Maria de Oliveira, Cônsul Geral do Brasil em Boston; o jornalista e economista Cláudio de Moura Castro; a reitora da UMAss, Emilly Mcdermot; Cheryl Nixon, diretora dos programas globais da UMAss; Gisela Lokpez, diretora da Babson College; Rosabelli Celho-Keyssar, diretora da MIT Brazil Program; Ihanmarck Damasceno dos Santos, Superintendente de Relações Institucionais e Mercado do Grupo Tiradentes; e Otávio Correia, Diretor de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes.

Você pode querer ler também