Mundo

Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte pedem autonomia do Reino Unido

14/09/2026 às 17:15

 

Líderes nacionalistas da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, países que integram o Reino Unido junto com a Inglaterra, assinaram um acordo de cooperação nesta segunda-feira (14). As autoridades afirmam que seus países devem ter autonomia para determinar seus próprios futuros.

O primeiro-ministro galês, Rhun ap Iorwerth, disse que um número crescente de pessoas acredita que o sistema de Westminster não funciona mais e defendeu que o poder deve ser aproximado das comunidades.

“Nossas jornadas podem ser diferentes em muitos aspectos, mas podemos ir além dessas diferenças e percorrê-las como amigos, como vizinhos e como iguais”, acrescentou.

Os líderes estavam unidos pelo princípio da autodeterminação, disse o primeiro-ministro escocês, John Swinney, acrescentando que as suas discussões marcaram um momento importante nos debates sobre o futuro do Reino Unido.

A presidente do Sinn Féin, Mary Lou McDonald, e a primeira-ministra da Irlanda do Norte, Michelle O’Neill, afirmaram que a mudança constitucional está ganhando força, com O’Neill dizendo que Westminster não será capaz de deter o que ela descreveu como uma onda de mudança imparável.

Fonte: Reuters

 

 

 

← AnteriorGoverno dos Estados Unidos monitora crise no STF…Próximo →Mendonça retira sigilo das redes de pagamento do…