Clubes definem como será o Sergipão 2016

Reunidos na tarde de sexta 20, no plenário Filadelfo Luiz da Costa, na Câmara Municipal de Estancia, os 10 clubes que participarão do Campeonato Sergipano de Futebol Profissional de 2016, aprovaram a forma de disputa  competição, que começa provavelmente no dia 24 de janeiro, com final previsto para o mês de maio.
 
 
Os clubes credenciados a participar do Sergipão 2016 são: Confiança, Sergipe, Itabaiana, Boca Júnior, Estanciano, Socorrense, Guarany, Dorense, Lagarto e  Amadense.
 
 
O presidente Carivaldo presidiu a reunião. Ele agradeceu e elogiou a atitude dos dirigentes do Estanciano  e do Prefeito Carlos Magno. “Quero agradecer e parabenizar aos desportistas de Estancia, por trazer essa importante reunião para a cidade de Estancia, abrindo as portas da Câmara de Vereadores, para receber os dirigentes de clubes sergipanos na reunião que definirá o Campeonato Sergipano de 2016 “, disse Carivaldo.
 
 
O grande trunfo dos dirigentes sergipanos foi conquistar junto ao CND, a modificação na forma de disputa, uma vez que por força de lei, a forma deste ano deveria ser repetida em 2016. Uma forma que não agradou aos dirigentes, daí o esforço do vice-presidente Milton Dantas, na modificação para 2016.
 
 
"Sentimos a necessidade de mudança. Os clubes clamavam por essa modificação e assim vai ser feito. Um regulamento que restringe os clássicos e rebaixa um time que teve mais pontos que outro, não é justo. Buscamos os meios jurídicos e alteramos a forma de disputa do campeonato em 2016, que ao nosso ver, é mais justo e atraente", comemorou Milton Dantas.
 
 
A forma apresentada pela Federação Sergipana de Futebol (FSF) foi aprovada com louvor por todos os dirigentes, que acreditam em uma competição atraente, motivada e que promova o retorno do torcedor aos estádios de futebol. 
 
 
Forma de disputa – O Campeonato Sergipano 2016 será disputado em três fases distintas. Na primeira fase, com a participação dos 10 clubes, somente um turno, de ida, os clubes se enfrentam entre si. As seis melhores equipes classificam-se para a segunda fase, que será um hexagonal, com jogos de ida e volta. As duas melhores equipes disputam o título em dois jogos. O melhor colocado jogará por dois resultados positivos iguais, na grande decisão. O vencedor dessa fase será o campeão estadual de 2016. O perdedor o vice-campeão.
 
 
Na terceira fase, as quatro equipes não classificadas para o hexagonal, disputam o “torneio da morte”. Os dois primeiros colocados permanecem na Divisão Especial em 2017. Os outros dois caem de divisão no ano seguinte.
 
"Entendemos que este formato é mais atraente, pois na primeira fase todos vão lutar para entrar no hexagonal. Já na segunda fase, teremos duas frentes: os que não disputam título continuam jogando para não serem rebaixados. Já os outros seis times, vão brigar para estar na grande final", comentou Milton Dantas.
 
 
Ficou definido ainda, que o campeão sergipano de 2016 representará o estado no Brasileiro da Série D de 2016, Copa do Nordeste e Copa do Brasil de 2017. O vice-campeão tem vaga na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil em 2017. No entanto, caso o Confiança conquiste o título estadual, a vaga na Série D será do time vice-campeão.
 
 
Nos próximos dias a entidade estará divulgando a tabela e regulamento completo e detalhado da competição.