ARACAJU/SE, 10 de outubro de 2024 , 23:06:51

logoajn1

Bacia do Rio Japaratuba é tema de palestra na Alese

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), realiza amanhã (6), uma palestra que tem como tema “Problemas Ambientais existentes na Bacia do Rio Japaratuba”. O palestrante será o pesquisador do Grupo Accqua da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor Crystiano Ayres Machado.

 

O evento, de autoria da deputada estadual Ana Lúcia (PT), acontece às 10 h, no Plenário Deputado Pedro Barreto de Andrade, e tem como objetivo de discutir a qualidade e os impactos ambientais do rio Japaratuba, por entender que se trata da principal bacia de Sergipe, respondendo por aproximadamente 7% da área total do estado.

 

Na bacia do Japaratuba são realizadas atividades econômicas de elevado potencial causador de impactos sobre os recursos hídricos e solos, tais como extração mineral e atividades agropecuárias. Na extração mineral destaca-se o Campo Petrolífero de Carmópolis, o maior do país em terra firme, com área superior a 150 km2, abrigando mais de 1.200 poços.

 

Já no setor agropecuário se observa o avanço da cultura da cana-de-açúcar em diversas partes da bacia, principalmente em sua porção oeste, além da utilização histórica de grandes áreas para pastagens em sua porção centro-norte.

 

Sinais de degradação da qualidade ambiental nos corpos hídricos da bacia do rio Japaratuba já são evidentes, como o assoreamento em vários pontos, com redução de calhas; queda da qualidade da água pela presença de nutrientes e redução da diversidade biológica e eliminação da vegetação ciliar, contribuindo para a erosão das margens.

 

* Com informações Agência Alese

Você pode querer ler também