Da redação, AJN1
O Centro de Meteorologia de Sergipe informou nesta quinta-feira (22), que as ocorrências de chuvas no Estado nos últimos dias são derivadas dos sistemas conectivos de verão, que atuam climatologicamente no final da primavera e início do verão, podendo se estender até fevereiro. Portanto, normais para a época.
De acordo com o meteorologista Overland Amaral, para o Natal e Ano novo, devem ocorrer pancadas de chuvas isoladas, nada que chame a atenção. “Não são chuvas intensas ou torrenciais, mas leves ou moderadas no Norte do Estado e no Agreste sergipano. No litoral, a temperatura deve variar entre 34ºC e 36ºC a partir de primeiro de janeiro. No Agreste até 35ºC e no Alto Sertão sergipano, o calor deve chegar a 40ºC”, explica.
A partir de janeiro do próximo ano, afirma Overland, a tendência é que o número de municípios em estado de emergência se amplie por conta das altas temperaturas, principalmente os localizados na região Agreste. “Significa que a seca vai continuar em vários municípios sergipanos”, prevê.