Os moradores do município de Gararu, no Sertão sergipano e distante 161 quilômetros de Aracaju, ficaram surpresos com a rápida chuva de granizo que caiu sobre o povoado Lagoa de Dentro, nesta segunda-feira (4).
De acordo com moradores, foram cerca de 20 minutos de chuva, mas as gotículas congeladas não fizeram muito estrago, deu até para comemorar a interrupção, mesmo que passageira, da severa estiagem, que castiga a região há meses.
Segundo explicações do meteorologista Overland Amaral, dois fatores preponderantes ocasionaram a chuva de gelo.
“Primeiro, a amplificação da advecção de calor. Ontem, por exemplo, tivemos calor beirando os quarenta graus nas regiões Agreste e Sertão; em segundo, a advecção de umidades. A zona de convergência do Atlântico Sul causa um efeito pré-frontal, abrindo a chegada da umidade. Esses fatores, umidade e calor, fazem com que surjam nuvens com congelamento das partículas, ou granizo”, relata de forma pormenorizada.
Trovoadas
No início da tarde desta segunda-feira, municípios do Agreste e Sertão também estão registrando trovoadas. Em Itabaiana, distante 58 quilômetros da capital, por exemplo, o tempo fechou e já há princípio de chuvas.