Chuvas devem ocorrer com irregularidades neste outono, aponta meteorologista

Nos últimos dias, o clima em todo o Estado permaneceu instável, com presença de chuvas isoladas. De acordo com a Sala de Situação de Tempo e Clima, do Centro de Meteorologia, a previsão é de tempo chuvoso e temperaturas comuns à estação do Outono.

 

Segundo o meteorologista Overland Amaral, o índice esperado de precipitação no litoral deve ser de 195mm em abril, 320mm em maio e 220mm em junho. No Agreste, a previsão é de 150mm em abril, 220mm em maio e 180mm em junho. Já no Alto Sertão a previsão é de 81mm em abril, 120mm em maio e 110mm no mês de junho.

 

“No Alto Sertão podem ocorrer irregularidades de chuvas causadas por pequenos períodos de veranicos, que são estiagens”, alerta o meteorologista.

 

Overland ainda explica que o aumento da precipitação no outono se dá pela influência de sistemas atmosféricos de instabilidade de chuvas, como frentes frias, ondas de leste e efeitos de brisas marítimas.

 

Sobre as temperaturas, a Sala de Situação de Tempo e Clima aponta que tendem a se manterem elevadas, com máxima de 31°C no litoral, variação entre 22 °C e 32°C no Agreste e 21°C e 34°C no Alto Sertão.  “Com a proximidade do inverno a tendência é de que essas temperaturas diminuam”, reforça Overland.
 

Com informação da assessoria.