Da redação AJN1
Na manhã desta terça-feira (27), um filhote de baleia da espécie jubarte, com aproximadamente 4 metros e 2 toneladas, encalhou às margens do Rio Sergipe, nas imediações do novo Calçadão da Praia Formosa, no bairro 13 de Julho, zona Sul da Capital.
Uma equipe da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) se deslocou para a área e duas motos aquáticas da Marinha conseguiram, depois de algumas horas, retirar a baleia do local, mas o animal voltou a encalhar. A Marinha e o Corpo de Bombeiros de Sergipe (CB/SE) também foram dar apoio ao trabalho de resgate da baleia.
De acordo com a médica veterinária da Fundação Mamífero Aquático (FMA), Jociery Parente, apesar de todo o cuidado para desencalhar a baleia, as chances de sobrevivência do animal não são altas porque trata-se de um recém nascido que precisa da sua mãe, pois ela ainda depende da amamentação.
“Trata-se de um filhote fêmea e tudo indica que ela se perdeu da mãe. Não é uma tarefa fácil retirá-la do local e é preciso ter muito cuidado”, disse, ao relatar que o filhote tem algumas escoriações.
Ainda conforme a veterinária, mesmo que a baleia consiga voltar para as águas profundas, precisará encontrar a mãe. “Porque ela ainda está sendo amamentada. Se ela não encontrar e não for alimentada, provavelmente não sobreviverá. Conseguimos retirá-la uma vez, mas ela voltou a encalhar e continuamos na tentativa de resgatá-la”, disse.
Pescadores informaram que há uma baleia fêmea, adulta, nas imediações da Barra dos Coqueiros e que, provavelmente, deve ser a mãe do filhote.
Curiosos
O resgate chamou a atenção de vários curiosos. O Calçadão da Praia Formosa ficou cheio de pessoas que estavam na torcida pela retirada do animal.