ARACAJU/SE, 24 de abril de 2024 , 19:16:44

logoajn1

Inverno tem início oficialmente na noite desta segunda-feira

O inverno no Hemisfério Sul começa hoje (20) oficialmente às 19h34, quando ocorre o solstício de inverno e temos a noite mais longa do ano e o dia mais curto. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam.

 

A palavra vem do latim: Sol e sistere (que não se move). Na astronomia, o evento marca o momento em que a luz solar incide com maior intensidade sobre o Hemisfério Norte e quando o sol encontra-se o mais distante possível da Linha do Equador.

 

Previsão

 

Neste ano, depois de uma massa de ar polar ter levado frio intenso às regiões Sul e Sudeste do país, antes mesmo do início do inverno, a expectativa de meteorologistas é de que a estação tenha temperaturas um pouco mais baixas do que no ano anterior.

 

Em 2015, o inverno foi um pouco mais quente em relação à média, em praticamente todo o país, com até um grau a mais que a expectativa para 2016. Neste ano, por conta da neutralidade de fenômenos que alteram a temperatura, como o El Ninõ e La Niña, o inverno será mais rigoroso.

 

Para hoje, o Inmet prevê mínima de -3ºC e máxima de 26ºC para a Região Sul, mínima de 4ºC e máxima de 33ºC para a Região Sudeste, e mínima de 11ºC e máxima de 35ºC na Região Centro-Oeste. As Regiões Norte e Nordeste registram máxima de 36ºC e a mínima varia entre 13ºC e 15ºC.

 

Fonte: Agência Brasil

 

Você pode querer ler também