ARACAJU/SE, 18 de abril de 2024 , 0:03:01

logoajn1

Primeiro filhote de tubarão-pintado nasce no Oceanário de Aracaju

A fêmea do tubarão-pintado (Scyliorhinus sp), que vive no Submarino Amarelo (espaço que mantém animais de profundidade vivos em aquários) do Oceanário de Aracaju, na Orla de Atalaia, acaba de ter seu primeiro filhotinho, de cerca de 12cm de comprimento.

 

Há mais de um ano a fêmea é mantida, juntamente com um macho da mesma espécie, em condições semelhantes ao ambiente natural – no escuro, a uma temperatura média de 15°C. Os ovos estão sendo mantidos em outro aquário, separados da mãe e do pai, mas junto ao filhotinho que nasceu no último dia 21.

 

No Submarino de Aracaju já foram depositados mais de 12 ovos da espécie, mas assim como também acontece com as tartarugas marinhas, há ovos que não eclodem. A cápsula do ovo tem alguma transparência que, com a luz certa, é possível acompanhar todo o desenvolvimento do embrião, desde a postura até o nascimento.

 

A equipe do Projeto Tamar acompanha o crescimento dos filhotinhos diariamente para conhecer os hábitos dessa nova espécie.

 

Tubarão-pintado

 

O tubarão-pintado vive em águas com profundidades de até 450m e cresce até cerca de 60cm. É uma espécie sedentária que costuma se movimenta mais na hora de se alimentar, hábito bastante semelhante ao tubarão-lixa.

 

A espécie é ovípara e deposita seus ovos em cápsulas mais ou menos retangulares, de 6cm de largura por 3cm de altura, sobre os corais e a vegetação localizados no fundo do mar. A fêmea costuma depositar dois ovos de cada vez, com tempo de eclosão em torno de oito a 10 meses. Os filhotes nascem iguais aos pais, mas com 12cm de comprimento.

 

Submarino Amarelo e o Tubarão-pintado

 

Alguns exemplares de animais do Submarino Amarelo (um recinto especial que abriga outros animais interessantes e importantes para o equilíbrio marinho) vieram em armadilhas usadas no estudo dos anzóis circulares, que protegem as tartarugas marinhas de uma de suas maiores ameaças, a pesca.

 

Dentre as espécies capturadas está o tubarão-pintado, moreia timbalada e outros, vivendo em aquários que simulam o ambiente natural de bichos encontrados além dos 200m de profundidade e com a água em temperatura a 16 graus Celsius. 

Você pode querer ler também