ARACAJU/SE, 19 de junho de 2024 , 3:17:57

logoajn1

Semarh confirma formação de “pequeno tornado” na região Agreste no último sábado

Da redação, AJN1

 

A Sala de Situação Hidrometeorológica, Clima e Tempo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) confirmou a passagem de um “pequeno tornado” no município de Itabaiana, região Agreste, no último sábado, 7. O fenômeno ocorreu entre 10h e 12h, a uma velocidade de 65km/h, como explica o coordenador de meteorologia Overland Amaral.

“O fenômeno ocorreu entre as regiões Centro-Sul e Centro-Agreste. Chamamos de ciclonagem, que pode ser redemoinho de superfície, pode ser uma configuração de pequeno tornado nas nuvens, embora ele não tenha topado a superfície. Nós observamos, nas imagens de satélite, pela formação ciclônica das nuvens convectivas, que ria ocorrer, conforme os nossos modelos climatológicos. Ele não tocou a superfície, não tinha velocidade extrema e não provocou estragos”, afirmou Overland.

Ainda de acordo com o meteorologista, esses fenômenos ocorrem porque as temperaturas começam a se elevar, com a proximidade do verão, além da umidade relativa do ar. “É comum, em Sergipe, acontecer isso nessa época do ano, na transição de primavera para verão. Aumento de calor e de umidade geram essas formações”.

 

Você pode querer ler também