Temperaturas chegam a mais de 40ºC no interior sergipano; verão nem começou

Da redação, Joângelo Custódio

 

Ainda faltam 24 dias para o início da estação mais quente do ano: o Verão. Se bem que, com o calorão que está fazendo nos últimos dias em Sergipe, não seria tão temerário afirmar que o Verão já chegou, e chegou com tudo. Haja água para hidratar. Encontrar uma sombrinha então, até que ajudaria.

 

O calor está tão acabrunhante que, segundo o Centro de Meteorologia de Sergipe, chegou a mais de 40ºC nas regiões do Agreste e Sertão sergipano. Em Itabaiana, por exemplo, o termômetro localizado na principal avenida da cidade serrana, que fica a 1h da capital, cravou os inimagináveis 42ºC. Um calor do “Fio do Canso Mariano”, como dizem os itabaianenses. Propriá, Lagarto, Carira, Ribeirópolis, Poço Redondo e Canindé também registraram 40ºC ou mais nas temperaturas. 

 

“Isso tem uma causa. Nós estamos vivendo um fenômeno climático denominado El Nino, que é nada mais nada menos que o aquecimento das águas do oceano Pacífico, na costa Oeste da América do Sul, invertendo a circulação do ar e descendo com ar quente e seco sobre nossa região, favorecendo o aumento das temperaturas em Sergipe e em todo o Nordeste”, explica o meteorologista Overland Amaral. 

 

Segundo Overland, esse ano será um dos mais quentes dos últimos tempos. “É bom também frisar que, ao lado do fenômeno El Nino, nós temos também instalada as mudanças climáticas, por conta do aquecimento global, associada ao El Nino”.

 

Com o sol escaldante, problemas de saúde relativos à baixa umidade do ar são mais comuns nessa época. “A secura provoca desidratação nas pessoas. Há também focos de queimadas nas matas. Em modo geral, no Estado, a umidade relativa do ar está em torno de 40%, mas no Sertão ela tem ficado entre 20% e 30%, o que é extremamente perigoso”, reforça Overland.

 

Previsão

 

Há possibilidade de um chuvisco nas regiões Sul e Sudoeste do Estado na madrugada deste sábado (28), mas nada significante, como explica o meteorologista. “Não passa de 5 milímetros. Em Aracaju, a sensação térmica está se aproximando de 36ºC a 38ºC durante o dia, com mínima de 26ºC à noite", sentencia ele.

 

Para o resto do final de semana, não precisa ser Overland para adivinhar que vai dar praia.