A Associação Brasileira de Recursos Hídricos, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Universidade Federal de Sergipe (UFS), e Embrapa Tabuleiros Costeiros / CPATC, realiza a partir das 8h desta quinta-feira (27) um café da manhã com a imprensa no Auditório da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), localizado na Av. Heráclito Rollemberg, 4.444, Distrito Industrial de Aracaju (DIA). O objetivo é lançar oficialmente o XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, que ocorre de 8 a 11 de novembro no Hotel Radisson, em Aracaju (SE).
Durante o encontro, o presidente da Comissão Organizadora Local, Ailton Francisco da Rocha, e o presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, Vladmir Caramori Borges de Souza, vão apresentar a programação e esclarecer todos os detalhes do evento, que é considerado o mais importante da Região Nordeste, e terá como temática principal “Governança da Água – Desafio para Integração do Nordeste no Presente e Futuro”.
“A realização do XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste justifica-se pela necessidade de dar continuidade ao debate e a troca de experiências e conhecimento científicos e tecnológicos entre pesquisadores e profissionais da área, como ferramenta auxiliar na implantação dos instrumentos da política de gestão desse recurso”, afirma Ailton Rocha, que também é superintendente de Recursos Hídricos de Sergipe.
Para ele, o tema ajuda a repensar a água como elemento vital para o desenvolvimento regional, especialmente no momento em que a Região Nordeste atravessa uma de suas piores secas da história. "Estima-se que o prejuízo atual totalize oito bilhões de dólares, aliado à necessidade de uma maior demanda desse bem público necessária para alavancar o desenvolvimento do Brasil”, afirmou.
Nos quatro dias, os principais assuntos envolvendo a questão hídrica na região serão tratados por pesquisadores e representantes de órgãos de diversas instâncias, inclusive do Governo Federal. Na mesa redonda “Desafios para a Gestão da Água na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco”, estará presente o vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CHBSF), Maciel Oliveira.
A crise da água no Velho Chico já foi observada pelo superintendente adjunto da Agência Nacional de Águas (ANA), Patrick Thomas, que reconhece que a região passa pela seca mais severa dos últimos cinco anos, provocando mudanças no cenário local, esvaziando gradualmente os reservatórios do Nordeste, que este ano já atingiu a marca de 20% da capacidade.
“Os reservatórios estão esvaziando ano após ano e atinge a Bacia do Rio São Francisco [que compreende os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe], onde está o reservatório de Sobradinho (BA), responsável por 58% do abastecimento no Nordeste e no ano passado alcançou a marca de 1%”, disse Patrick.
O Simpósio vai trata ainda assuntos como os usos múltiplos das águas do rio São Francisco; uso e manejo do solo em bacias hidrográficas; Gestão Participativa (Comitês de Bacias/Conselhos); Saneamento básico: eficiência, reuso e reciclagem; Águas urbanas e desenvolvimento; Segurança hídrica (disponibilidade); Erosão e transporte de sedimentos; Revitalização, recuperação e conservação hidroambiental.
Inscrições
As inscrições ainda podem ser feitas pelo site da instituição para o evento onde são esperados cerca de 600 técnicos, pesquisadores, empresários e profissionais interessados em recursos hídricos.
Podem participar do Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste universitários, professores, empresários, consultores ambientais, profissionais ligados a recursos hídricos e meio ambiente, representantes de organismos não-governamentais, representantes dos órgãos de Governo, entre outros.