ARACAJU/SE, 22 de junho de 2024 , 1:02:05

logoajn1

Após crise diplomática, Espanha anuncia retirada definitiva de sua embaixadora da Argentina

 

A Espanha decidiu retirar “definitivamente” sua embaixadora na Argentina, María Jesús Alonso Jiménez. A deliberação se deu depois de o presidente argentino, Javier Milei, recusar-se a pedir desculpas por ter chamado Begoña Gómez, mulher do primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez, de “corrupta”.

O anúncio foi realizado pelo ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, nessa terça-feira (21). “Estamos retirando nossa embaixadora em Buenos Aires”, declarou. As informações são do jornal O Globo.

O ministro também afirmou que María Alonso Jiménez, que já havia sido convocada para consultas no último domingo (19), agora “permanecerá definitivamente em Madri”. Com isso, a Argentina ficará sem um embaixador espanhol.

José Manuel Albares também afirmou que as declarações do presidente argentino são “extremamente graves” e “sem precedentes na história das relações internacionais”.

José Manuel Albares intensificou críticas à Argentina depois de Javier Milei, que visitou a Espanha recentemente, afirmar em uma entrevista ao canal TN que não se desculparia pelo ocorrido, contrariando o pedido de Sánchez.

Milei declarou que não iria pedir desculpas ao primeiro-ministro da Espanha “em nenhuma circunstância”. Justificou-se ao dizer que se sentiu atacado por funcionários do governo espanhol que o rotularam de “xenófobo, racista, ultradireitista, negador da ciência e misógino”.

O presidente argentino disse que a “situação é promovida com o kirchnerismo, está coordenada com o kirchnerismo”, além de ser “gravíssima”. Acrescentou que “não há dúvidas” de que o ex-presidente argentino Alberto Fernández é “assessor de Pedro Sánchez”.

Também ao canal TN, o ministro do Interior da Argentina, Guillermo Francos, já havia declarado que “nenhum pedido de desculpa era necessário”. Destacou que, na realidade, seria Pedro Sánchez quem deveria se desculpar com Milei pelas “coisas ditas” sobre ele.

Fonte: Revista Oeste

Você pode querer ler também