ARACAJU/SE, 21 de junho de 2024 , 23:19:53

logoajn1

Modi toma posse como primeiro-ministro da Índia pela terceira vez

 

Pela terceira vez consecutiva, Narendra Modi tomou posse como primeiro-ministro da Índia nesse domingo (9). Em um megaevento que contou com a participação dos membros do conselho de ministros e reuniu uma multidão no Rashtrapati Bhavan, a residência oficial da presidência localizada na capital Nova Delhi, o premiê — uma voz da extrema-direita — fez seu juramento e disse que estava ansioso para servir os indianos e “trabalhar para levar a Índia a novos patamares de progresso”.

Modi foi reconduzido ao cargo após o pleito que durou 44 dias e que tinha quase 1 bilhão de eleitores aptos a comparecer às urnas. No último dia 4, o primeiro-ministro declarou vitória com 99% das urnas apuradas e índice de 36,7% dos votos para seu Partido Bharatiya Janata (BJP).

Na rede social X, antigo Twitter, o premiê publicou fotos da cerimônia e fez agradecimentos aos ministros que participaram do evento. “Esta equipe é uma grande mistura de juventude e experiência, e não deixaremos pedra sobre pedra para melhorar a vida das pessoas”.

Antes dele, apenas Jawaharlal Nehru (1889-1964) tinha sido primeiro-ministro por três vezes consecutivas. No que é chamado pela imprensa indiana como Modi 3.0, será exercido um projeto de política de “Vizinhança em Primeiro Lugar” no país.

“A Índia trabalhará sempre em estreita colaboração com os nossos valiosos parceiros na busca do progresso humano”, declarou.

Fonte: VEJA

 

Você pode querer ler também