ARACAJU/SE, 22 de novembro de 2025 , 6:02:08

Trump condiciona ajuda econômica dos Estados Unidos à Argentina ao resultado das eleições legislativas de 26 de outubro

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, nessa terça-feira (14), que a ajuda financeira para a Argentina depende do resultado das eleições legislativas de 26 de outubro, que determinarão se seu homólogo visitante, Javier Milei, poderá aprovar reformas econômicas difíceis.

“Seus números nas pesquisas estão bastante bons, mas acho que vão melhorar depois disso”, disse Trump ao receber o ultraliberal Milei na Casa Branca, dias depois de sua administração anunciar uma ajuda de US$ 20 bilhões por meio de um acordo de swap cambial e compra de pesos no mercado.

“Nossas decisões estão sujeitas a quem vencer as eleições, porque se um socialista (…) vencer, a gente se sente muito diferente sobre fazer ou não o investimento”, explicou Trump antes de um almoço de trabalho com Milei e sua equipe.

Possibilidade de acordo de livre comércio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nessa terça-feira (14), que um acordo de livre comércio com a Argentina é possível.

“Queremos ajudar a Argentina, e queremos sempre nos ajudar mutuamente, mas queremos ajudar a Argentina”, disse Trump durante reunião com o presidente argentino, Javier Milei, na Casa Branca.

Fontes: O GLOBO e Reuters

 

Você pode querer ler também