ALERTA - 16/03/2020 - 18:49

Número de casos confirmados de coronavírus sobe para 5 em Sergipe



Da redação, Joangelo Custódio

O número de casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) subiu de 1 para 5 em Sergipe. A informação foi confirmada no início da noite desta segunda-feira (16), pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju.

Nó último sábado (14), uma mulher de 35 anos, moradora de Aracaju, que esteve na Espanha recentemente, testou positivo e configurou como o primeiro registro do covid-19 no Estado.

Os outros quatros casos confirmados hoje também são de pessoas que moram na capital: uma mulher de 31 anos, que chegou dos Estados Unidos e teve contato com caso confirmado; um homem 34 anos, que teve contato com paciente de São Paulo; um homem de 41 anos, que retornou da Espanha; e um homem de 60 anos com histórico de viagem para Brasília.

Todos estão clinicamente bem e em isolamento domiciliar.

Vale lembrar que as ocorrências são classificadas pela Secretaria de Estado da Saúde como casos “importados”, isto é, as contaminações ocorreram em outros países ou estados, e não há registro de contaminação comunitária local.

Decreto editado

Por conta disso, a Prefeitura de Aracaju editou uma nova versão do decreto com as medidas de enfrentamento ao coronavírus, após a confirmação de mais quatro casos no município.

A partir de agora, as aulas nas escolas, faculdades e universidades públicas e particulares estão suspensas por 15 dias. Atividades em cinemas, teatros e afins também não poderão mais ser realizadas.

A Prefeitura também recomendou que a iniciativa privada e as instituições religiosas tomem medidas restritivas a aglomerações. As novas diretrizes foram definidas em reunião da qual participaram o prefeito Edvaldo Nogueira, o governador Belivaldo Chagas, secretários municipais e estaduais e técnicos da área da Saúde.

Mais detalhes em instantes.