Morreu na última sexta-feira (2) Walter Orthmann, o homem que entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, como o funcionário mais antigo do mundo. Ele tinha 102 anos e trabalhou por 86 anos em uma empresa de tecidos de Brusque, cidade no Vale do Itajaí.
A informação foi confirmada pela RenauxView, onde o centenário fez carreira. Orthmann morreu em casa de causas naturais. Em um comunicado, a empresa afirmou que o funcionário “deixa um grande vazio no cotidiano” e estendeu a solidariedade aos familiares.
Orthmann nasceu em 19 de abril de 1922 e começou a trabalhar na roça aos 12 anos, plantando aipim. Ele foi contratado pela RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos.
“Durante seu extenso período conosco, ele colaborou com todos os diretores que passaram pela organização, estabelecendo negócios e amizades em praticamente todos os estados do Brasil e desempenhando um papel vital na construção da nossa trajetória”, disse a empresa em comunicado.
Histórias
Em 2020, durante uma entrevista à NSC, Orthmann disse se lembrar da primeira calculadora que usou, alguns anos depois da contratação. O diretor da empresa na época, Roland Renaux, havia ido até a Alemanha e trouxe a máquina.
No início, ele recebeu a tecnologia com desconfiança: fazia as contas de cabeça e depois checava se o valor batia. Na época não se usava telefone, e os textos eram feitos em máquinas de escrever.
O funcionário também disse ter algumas recomendações para viver bem e por bastante tempo. À época disse que cuidava da saúde, fazendo um check-up a cada quatro meses. Também recomendou que as pessoas cuidem da alimentação, do sono e do estresse.
“Não fique nervoso, faça tudo rindo. Faça só o que gosta de fazer. Eu gosto de trabalhar aqui na empresa, gostava de viajar (a trabalho), e assim você nem sente o tempo passar. Não tenha inimigos. Peça desculpas. Viva tranquilo. A vida é só uma passagem aqui na Terra. Aproveite, faça o que você quiser”, disse.
Fonte: G1
Foto: Patrick Rodrigues/NSC