FIM DE LINHA - 11/06/2019 - 06:32

PC deflagra operação Xeque Mate no Sertão

Foto: Divulgação/SSP

 

Da redação, AJN1

Equipes da Polícia Civil deflagraram desde o início da manhã de hoje (11) a operação “Xeque Mate do Sertão”, que tem como foco o cumprimento de dez mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão na capital e nas cidades de Carira, Lagarto e Tobias Barreto.

A operação foi deflagrada a partir de um inquérito policial já concluído que comprovou a existência de uma organização criminosa montada para prática de crimes contra a administração pública do Município de Carira, a exemplo de peculato e fraude à licitação. As investigações apontaram a obtenção de lucro indevido causando um prejuízo dos cofres públicos superior a R$ 7 milhões, no entanto este valor pode chegar a R$ 20 milhões.

Entre os alvos da Xeque Mate no Sertão estão dois ex-prefeitos de Carira, João Bosco e o filho Diogo Menezes Machado. Também foram presos Antônio Carlos dos Santos, o  “Carlinhos”;  José Messias dos Santos; Robson Alves de Oliveira e José Alves de Menezes.

A ação é coordenada pelo Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), com o apoio do Complexo de Operação Policiais Especiais (Cope), Departamento de Homicídios de Proteção à Pessoa (DHPP), Departamento de Narcóticos, Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC).

*Com informações SSP