ARACAJU/SE, 21 de maio de 2024 , 19:37:43

logoajn1

Áreas comerciais de Aracaju contarão com reforço de 180 policiais no período natalino

Reforçar o policiamento ostensivo nas áreas comerciais de Aracaju a fim de garantir a tranquilidade dos comerciantes e clientes durante as compras de final de ano. Esse é o objetivo da Operação “Comércio Seguro”, iniciada nesta segunda-feira, 16, e que segue até o dia 16 de janeiro no Centro Comercial de Aracaju e nos bairros Treze de Julho e Siqueira Campos.

 

De acordo com o comandante do 8º Batalhão de Polícia Comunitária (8º BPCom) e coordenador geral das ações da Operação Comércio Seguro, tenente coronel Vivaldy Cabral, a iniciativa visa incrementar o policiamento ostensivo durante as compras de final de ano, quando aumenta o fluxo de pessoas e valores em circulação nas áreas comerciais da capital.

 

“Percebemos que, neste período,existe um aumento no número de pessoas que circulam por essas áreas comerciais, principalmente por causa dos festejos de Natal e Ano Novo, além do incremento do 13° salário. Em virtude disso, traçamos um planejamento para intensificar o policiamento. Utilizaremos um número significativo de policiais nessas áreas de maior fluxo, para que possamos ter, como no ano anterior, o sucesso que tivemos em relação à redução de alguns delitos relacionados aos crimes contra o patrimônio, além de roubos e furtos de celular e bolsas”, ressaltou.

 

Segundo o oficial, no referido período, o centro comercial de Aracaju, bem como os bairros Siqueira Campos e Treze de Julho, recebem o incremento do policiamento ostensivo a pé, montado e motorizado, através do 8º Batalhão, unidades administrativas e especializadas da PM.

 

Inicialmente, nos meses de novembro e janeiro, as ações de policiamento serão realizadas de segunda a sábado, acompanhando os horários de abertura e fechamento dos estabelecimentos comerciais. Já em dezembro, quando se intensifica o fluxo de pessoas, o patrulhamento se estenderá também para o turno da noite, contemplando os finais de semana e feriados.

 

“Empregaremos um efetivo de 90 policiais militares a cada turno, sendo 40 no Centro de Aracaju, 20 no Siqueira Campos e 30 na Treze de Julho, perfazendo um total de 180 policiais  empregados por dia. Isso significa um reforço de 78 militares em relação ao policiamento ordinário nos meses convencionais”, salientou.

 

Ações

 

Dentre as ações previstas pela operação, está a realização de abordagens a pessoas e veículos com o intuito de coibir furtos, roubos, tráfico de drogas e porte ilegal de armas; bem como a ativação do sistema de monitoramento através do ônibus do programa 'Crack é possível vencer'.

 

“O veículo irá operar no calçadão do Centro da cidade, com uma equipe fazendo o monitoramento das imagens captadas por mais de 20 câmeras de longo e médio alcance, situadas em pontos estratégicos da área comercial, para, em tempo real, facilitar a identificação de situações suspeitas e garantir o pronto atendimento por meio do repasse da informação à equipe que estiver mais próxima do local do fato”, explicou Vivaldy.

 

 

 

Você pode querer ler também