Os fiscais da Coordenação de Vigilância Sanitária do Município de Aracaju (Covisa), que faz parte da Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS, fizeram na última seguda-feira uma inspeção nas instalações da 8ª Delegacia Metropolitana, no bairro Capucho, Zona Oeste da capital. A atividade faz parte de um cronograma, no qual cinco delegacias serão visitadas.
Segundo o coordenador da Covisa, Ávio Britto, esta ação atende uma determinação do juiz substituto, Edno Aldo Ribeiro, mediante a solicitação do promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Luiz Cláudio Almeida.
“Esta é a segunda delegacia que visitamos, ainda iremos nas 2ª, 4ª e 10ª DM. Após o término deste processo, enviaremos à Justiça um relatório da situação que encontramos em cada uma delas. A vistoria acontece nas celas de delegacias de polícia não interditadas, com o objetivo de avaliar a existência de condições mínimas de higiene sanitária para abrigar seres humanos”, pontuou.
A visita realizada na manhã de ontem foi acompanhada pelo chefe de custódia da delegacia. Segundo o gerente de Serviços de Interesse à Saúde da Covisa, Lucas Nogueira, algumas adequações serão necessárias e isto será pontuado no relatório.
“Encontramos a área de custódia relativamente limpa, mas ainda assim necessitando de alguns reparos. Uma situação bem diferente da que vimos na 1ª DM, que se encontra em condições precárias de funcionamento e de higiene. Acredito também que por conta da quantidade de presos. Ontem registramos aqui cinco custodiados, divididos em duas celas, uma está vazia e a outra serve como depósito para materiais apreendidos. Já na 1ª Delegacia constatamos 21 presos divididos em quatro celas”, ressaltou.