ARACAJU/SE, 18 de julho de 2024 , 10:37:40

logoajn1

Delegacias Plantonistas de Aracaju recebem mais de mil flagrantes no primeiro semestre

Elas funcionam à noite e 24 horas nos dias de feriados e finais de semana e juntas realizaram mais de 1.706 procedimentos policiais no primeiro semestre de 2015. Todo esse trabalho é realizado diariamente em regime de plantão nas Delegacias Plantonistas de Aracaju (Deplan), que funciona em endereços estratégicos da capital.
 

 

A primeira funciona no Complexo de Polícia Especializada, na rua Laranjeiras, centro, e segunda teve o plantão inaugural iniciado no dia 2 de março de 2015, na sede da 3ª Delegacia Metropolitana, situado à avenida Juscelino Kubitschek, no bairro Santos Dumont, na zona norte. De acordo com o coordenador das Deplans, delegado José Inephânio, nos seis primeiros meses do ano foram realizados 1.049 Autos de Prisões em Flagrantes, 132 Autos de Apreensão de Adolescente Infrator, 379 Termos de Ocorrência Circunstanciado e 146 Boletins Circunstanciado de Ocorrência.

 

Para o secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado, a criação de novas delegacias plantonistas tem se mostrado uma medida acertada, que tem proporcionado mais comodidade à população e mais agilidade ao trabalho da polícia. Os números mostram que a plantonista central realizou 842 autos de prisão em flagrante delito e a plantonista zona norte, 207.

 

“Em outras palavras, são 207 flagrantes que deixaram de ser levados para a Plantonista Central, desafogando o atendimento e melhorando o trabalho da Polícia Militar, que não precisará esperar tanto tempo na delegacia”, explicou o delegado geral, Everton Santos. Ele acrescenta que no passado, dependendo do plantão, havia casos em que uma guarnição da PM esperava mais de quatro horas para ser atendida devido ao acúmulo de serviços.
 

 

Com a descentralização dos serviços do plantão, foi colocado mais equipes composta por um delegado, escrivães e agentes para realizar os atendimentos. “Os flagrantes são comunicados imediatamente aos órgãos competentes e as investigações de cada caso específico são posteriormente encaminhadas para as Delegacias Metropolitanas ou unidades especializadas”, destacou Everton.
 

 

Para se ter uma ideia do que representa a ampliação do número de delegacias plantonistas em Aracaju para o serviço da Polícia Militar, por exemplo, basta ver que dos 1.049 flagrantes realizados nas duas Delegacias Plantonistas, 892 foram originados a partir de prisões da PM. “Nossa meta é que o policial militar não precise ficar mais do que um hora na delegacia. Com isso, a viatura retorna às ruas mais rápido e mais segurança é oferecida aos cidadãos”, destacou Everton.

 

Prisões em flagrante
 

Quando levados em conta os flagrantes realizados em todas as delegacias de Sergipe, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) registrou aumento entre os meses de janeiro a maio de 2015 em relação ao mesmo período de 2014. Segundo a Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim) da SSP, houve um aumento de 32% nas prisões esse ano.
 

 

“Registramos 2.392 prisões entre os meses de janeiro a maio deste ano, sendo que no ano passado o número neste período foi de 1.810. Agora em 2015 registramos 435 prisões em janeiro, 417 em fevereiro, 518 em março, 542 em abril e 480 em maio", destacou coordenador do Ceacrim, delegado Jefferson Alvarenga.

Funcionamento

As Delegacias Plantonistas de Aracaju funcionam de segunda a quinta-feira das 18h às 8h da manhã e 24 horas a partir de 18h da sexta-feira até às 8h da segunda-feira.

 

Fonte: SSP

Você pode querer ler também