ARACAJU/SE, 18 de maio de 2024 , 2:56:35

logoajn1

Força Nacional chegará a Sergipe para auxiliar agentes carcerários nesta quarta, 26

Joângelo Custódio, repórter AJN1

 

Cerca de 150 soldados da Força Nacional devem chegar a Sergipe nas primeiras horas desta quarta-feira (26), para auxiliar os agentes penitenciários em suas tarefas diárias. A informação exclusiva foi passada ao AJN1 pelo secretário de Estado da Justiça, Antônio Hora.

O gestor disse que a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) atendeu ao ofício do governador em exercício, Belivaldo Chagas, sobre as urgentes necessidades do auxílio dos soldados para o sistema prisional do Estado, após a rebelião que culminou na fuga de 20 detentos do presídio situado em Nossa Senhora da Glória na última sexta-feira (21), e que deixou um agente morto e outros dois feridos.

“Os soldados da Força Nacional irão auxiliar os agentes carcerários em suas funções, como em posto de guarita, revista, dentre outros. O Senasp sinalizou positivamente ao pedido do governador em exercício e irá auxiliar os demais agentes em todas as penitenciárias do Estado, tendo como maior foco os presídios situados em São Cristóvão (Copemcan), em Glória (Preslen) e em Tobias Barreto (Premabas)”, revelou Antônio Hora.

Força Nacional

A Força Nacional de Segurança Pública foi criada em 2004 para atender às necessidades emergenciais dos estados, em questões onde se fizerem necessárias a interferência maior do poder público ou for detectada a urgência de reforço na área de segurança.

Ela é formada pelos melhores policiais e bombeiros dos grupos de elite dos Estados, que passam por um rigoroso treinamento na Academia Nacional de Polícia (da Polícia Federal), em Brasília, que vai de especialização em crises até direitos humanos.

 

Foto: Agência Brasil

Você pode querer ler também