ARACAJU/SE, 4 de outubro de 2024 , 0:32:35

logoajn1

Mais seis presos escapam do Presídio de Glória

Da redação, AJN1

 

Mais seis presos escaparam do Pavilhão 1 do Presídio Senador Leite Neto (Preslen), em Nossa Senhora da Glória. A fuga foi descoberta na madrugada desta segunda-feira (10) pelos agentes penitenciários, quando encontraram grades e cadeados serrados. De acordo com a direção do presídio os fugitivos são Alexandro dos Santos, José Carlos Santos de Jesus, Diego dos Santos; Ednaldo Santos de Jesus, Roger Conceição dos Anjos e Williams Angelo da Silva. Esta foi a terceira fuga na unidade prisional em menos de 15 dias. Na última sexta-feira (7), 39 internos já haviam escapado através de um túnel. Desta fuga seis fugitivos foram recapturados pela polícia.

 

A informação é que após serrar cadeados e grades, os presos escalaram o muro, ao lado de uma guarita, utilizando uma "tereza" – corda feita com lençóis – e depois de danificar a "serpentina" – cerca em espiral com lâminas de aço cortantes – e não encontraram dificuldade para deixar o presídio. No momento do ocorrido, além do efetivo reduzido de agentes no plantão, não havia nenhuma guarita ativada. O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindpen), Luciano Nery, informou que foram seis o número de presos que escaparam da unidade prisional, mas não soube revelar em qual Ala eles estavam recolhidos.

 

Luciano Nery atribui o registro constante de fugas no Senador Leite Neto a falta de investimentos no sistema prisional. Segundo ele, passados mais de um ano do anúncio, por parte do Governo do Estado, da realização do concurso público para agentes prisionais, até o momento o governo não divulgou o edital. Além disso, o prejeto que reestrutura a carreira da categoria já estaria pronto para ser encaminhado a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), mas ainda se encontra na Secretaria da Fazenda (Sefaz). "Se o governo não fizer investimentos no sistema prisonal a situação só tende a piorar".

 

O sindicalista ressaltou que o Sindpen deverá protocolar denúncia junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público Estadual (MPE) sobre irregulares que estariam sendo feitos a servidores. Os supostos pagamentos irregulares estariam sendo efetuados através do pagamento de horas extras sem que, de acordo com Luciano Nery, aja a prestação do serviço por parte do servidor. "Mais de dez agentes receberam sem que nenhuma guarita fosse ativada. Até mulheres receberam. A documentação será encaminhada ao TCE e ao MP", ressaltou o presidente do Sindpen.

 

Alternativa

 

Em entrevista a uma emissora de TV, o secretário de Justiça Antônio Hora, destacou que os problemas enfrentados no Presídio de Glória estão relacionados ao baixo efetivo de agentes penitenciários, a estrutura é antiga da unidade e a superlotação carceraria. "O sistema prisional no Brasil está em colapso e em Sergipe não é diferente. A paralisação de algumas funções desempenhadas pelos agentes agravaram está situação", disse o secretário.

 

Antônio Hora revelou que na manhã de hoje acontece uma reunião com a cúpula da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para que as guaritas dos presídios voltem a ser ativadas com o apoio da Polícia Militar. "Não temos efetivo para ativar as guaritas com agentes, queremos o apoio da SSP para reativar com militares para depois se buscar outra solução. A sociedade não pode pagar o preço. O estado tem que resolver. Se não pode com agentes, tem que resolver com policiais", concluiu.

 

* Matéria alterada às 8h30 para acréscimo de informações.

Você pode querer ler também