ARACAJU/SE, 18 de junho de 2024 , 16:23:18

logoajn1

Pelotão Ambiental apreende 52 aves silvestres na capital

No último sábado (18), policiais militares do Pelotão Ambiental de Sergipe (PPAmb) apreenderam 52 pássaros silvestres em uma Feira das Trocas em Aracaju e um tamanduá, no município de Itaporanga.

Por volta das 6h, em uma fiscalização de rotina na Feira das Trocas do bairro Lamarão, onde recorrentemente acontece crime ambiental, os policiais foram ao local e perceberam o comércio ilegal de 52 pássaros silvestres. Dentre as aves apreendidas, quase todas são comuns nos biomas sergipanos, como “cabeças”, “azulões” e “papa-capins”, e por não apresentarem sinais de domesticação, foram soltos em habitat natural.

Nesse tipo de comércio, os infratores deixam uma pessoa em ponto estratégico da feira, que avisam aos demais sobre a chegada da polícia, e por essa razão, não foi possível fazer o flagrante de nenhum suspeito que, em algumas situações, escondem os animais dentro do manguezal às margens da área.

Como a feira é bastante frequentada, todos os finais de semana o Pelotão Ambiental realiza buscas para combater esse tipo de crime ambiental, realizando abordagens e revistas pessoais, encontrando outras ações ilícitas que ocorrem na localidade, como comércio de drogas, de armas de fogo e de objetos roubados.

No dia anterior, 17, a mesma equipe se dirigiu à cidade de Itaporanga para fazer a captura de um tamanduá que, segundo relatos de uma professora, moradora da cidade, apareceu no quintal da residência dela. No endereço, a guarnição se deparou com o animal bastante assustado. Pelas características que o animal foi encontrado, percebeu-se que o mesmo foi abandonado, já que muitas pessoas da região tentam criar animais silvestres em cativeiro. O tamanduá foi entregue ao Ibama.

Fonte: Pelotão Ambiental

Você pode querer ler também