ARACAJU/SE, 19 de maio de 2024 , 1:34:00

logoajn1

SSP registra aumento de 81% no número de veículos recuperados em Sergipe

 

O Centro de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim) da Secretaria de Segurança Pública divulgou um levantamento sobre o número de veículos roubados, furtados e recuperados no Estado nos meses de janeiro a maio dos anos de 2014 e 2015. Os dados mostram um recorde na recuperação de veículos roubados e furtados, saindo de 285 veículos recuperados nos cinco primeiros meses de 2014 para 515 no mesmo período deste ano, um avanço de 81%.

O mês com maior variação foi abril de 2015 com 134 carros recuperados, ante 48 de abril do ano anterior. Um aumento de 179%. O maior rigor na fiscalização por parte da Polícia Militar, bem como a ampliação das companhias e batalhões com autorização para fiscalizar o trânsito e a intensificação das investigações por parte da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFv) são apontados como principais responsáveis pela estatística positiva.

Além de ampliação na recuperação de veículos, o Ceacrim anunciou também que maio de 2015 foi o mês com menos furtos de veículos dos últimos seis anos em Sergipe. Em 2010, a SSP registrou 68 veículos furtados, caindo para 51 em 2011 e com curva ascendente em 2012 (74) e 2013 (76), mas nos últimos dois anos voltou a retroceder 2014 (57) e 2015 (50). No quesito roubos de veículos, os números são maiores, mas ainda assim apresentam taxas menores de janeiro a maio deste ano. No primeiro mês do ano, 210 veículos foram roubados e em maio essa taxa caiu para 174.

O delegado Thiago Leandro, titular da DRFv, acrescentou mais ingredientes a diminuição de roubos e furtos e ao aumento na recuperação de veículos no Estado. “Temos uma parceria forte com Rivaldo (comandante do Getam) e Vítor (comandante da Radiopatrulha). Quando eles fazem uma abordagem entram em contato direto comigo e quando precisamos do apoio deles ligo diretamente. Essa parceria tem dado certo e tem sido fundamental no combate ao crime”, explicou.

Veículos apreendidos

Atualmente, no estacionamento da DRFV tem cerca de 200 veículos apreendidos, sendo que quase 90% deles são oriundos de roubos. Lá é possível encontrar carros de várias partes do país e até mesmo um carro que foi roubado na Bolívia. Um dos recentes veículos apreendidos é um Freemont com placa fria JCC-2225 da cidade de Jaú/SP. O carro foi apreendido em uma operação da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na saída de Aracaju no último dia 25 de junho.

O condutor foi preso em flagrante e a seguradora do veículo já foi comunicada. “Muitos desses carros ficam aqui por anos porque os verdadeiros donos não têm mais interesse. Cabe a Justiça decidir o que será feito desses carros”, enfatizou o delegado.

Fonte: SSP

Você pode querer ler também