ARACAJU/SE, 23 de maio de 2024 , 9:50:44

logoajn1

Superlotação: 200 presos serão transferidos para o Copemcan nesta quarta-feira, 12

Até esta quarta-feira (12), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) deve finalizar o processo de transferência dos 200 presos custodiados em delegacias metropolitanas de Aracaju para o Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan).

As transferências só foram possíveis por meio de liminar, expedida pelo Tribunal de Justiça de Sergipe na última sexta-feira (7), determinando a desinterdição do presídio, que estava interditado desde 2014 por apresentar superlotação.

As oito delegacias da capital, Grande Aracaju e a de Itabaiana, segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), foram contempladas com as vagas.

“A prioridade para as transferências de presos foi primeiro os detentos enfermos, segundo os mais perigosos e terceiro os presos das delegacias mais lotadas”, informou Renato Nogueira.

Segundo Renato, na quinta-feira (6) foram transferidos 100 presos das delegacias  (2ª e 10ª DM) para o Cadeião em Nossa Senhora do Socorro. "Nesta quarta-feira estamos concluindo a transferência dos 200 presos para o Copemcan. Estávamos com 622 presos custodiados em delegacias, agora são menos 300, então vamos começar a redistribuir esses presos para amenizar a situação das unidades”.

Estrutura

O Copemcam tem capacidade para 800 presos, atualmente, segundo a Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc), custodia 2.050 presos, quantidade que vai aumentar para 2.250 com a chegada dos 200 novos detentos que estavam custodiados nas delegacias.

 

Foto: Diógenes Di/CS

Você pode querer ler também